12/06/2015 11h45

Senac reúne profissionais da Educação em palestra sobre Pedagogia Waldorf

Palestra foi ministrada pelo Diretor Regional do Senac/SE, Paulo Filho.

 

Pedagogia Waldorf ministrada por Paulo Filho

Muito discutida entre os profissionais de Educação, a Pedagogia Waldorf foi tema de uma palestra promovida pelo Senac na última quarta-feira, na Unidade Poço. O evento teve como palestrante convidado Paulo do Eirado Dias Filho, Diretor Regional do Senac/SE e Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Inovação (IPTI). “Fico feliz em perceber que a Pedagogia Waldorf atrai um número, cada dia maior, de adeptos”, afirmou o palestrante no início do evento.

De acordo com o Diretor, que é Graduado em Pedagogia e especialista em Pedagogia Empresarial, a linha de ensino criada pelo educador Rudolf Steiner em 1919, na Alemanha, ainda é considerada avançada em relação às escolas tradicionais, por trabalhar o homem de forma integral. “A Waldorf se distancia da ferramenta mecanizada e enaltece os sentidos do indivíduo, trabalhando o olfato, o tato e o paladar. Isso facilita o aprendizado. Por exemplo, qual a melhor maneira de se apresentar uma manga a uma criança? Através da fruta de forma tangível ou de um tablet?”, indagou.

Durante o evento, o palestrante ressaltou ainda a importância da Waldorf para a formação profissional ao desenvolver na criança atitudes construtivas e colaborativas que, no futuro, serão usadas no ambiente de trabalho. “O profissional que estudou numa Escola Waldorf é mais criativo e tem outros valores que a escola tradicional não valoriza”, acrescentou.

Para Karen Mota, 44, estudante de Pedagogia Waldorf do Instituto Social Micael – localizado na cidade de Aracaju (SE) –, a metodologia waldorfiana tem como diferencial a formação de cidadãos mais coesos, um fato que vem levando a pedagoga da rede municipal de Maceió e Mestre em Educação, Rozana Melo, a incentivar diversos colegas de profissão a praticar a metodologia em sala de aula. “Eu acredito que a Waldorf tem o poder de formar pessoas melhores para este mundo que atualmente vive em caos, tanto no aspecto social como ambiental”, concluiu.

Deixe o seu comentário