20/01/2014 13h57

Pronatec oferece vagas para cursos profissionalizantes

Candidato interessado deve procurar a sede do Cadastro Único – localizada na Rua Barão de Atalaia, 753, Poço – de segunda a sexta-feira no horário de 8h às 15h

Alunos participam de aulas no curso do Pronatec

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), está com as inscrições abertas para 28 cursos profissionalizantes em diversas áreas. Ao todo, estão sendo ofertadas 1.076 vagas, divididas nas unidades do Sest/Senat e Senai, localizadas nos bairros da Serraria, Tabuleiro do Martins e Poço.

Para se matricular, o candidato deve ter idade entre 16 e 59 anos, estar cursando os ensinos fundamental ou médio – a depender do curso escolhido – e estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Há vagas disponíveis para os turnos da manhã, tarde e noite e as aulas devem ser iniciadas em fevereiro. Os cursos oferecidos são totalmente gratuitos e o aluno recebe material didático, além de auxílio transporte e alimentação.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, é de fundamental importância que os beneficiários do CadÚnico tenham acesso aos cursos profissionalizantes e com isso possam ampliar as possibilidades de inserção do mercado de trabalho. “A intenção do curso de capacitação é melhorar a inclusão social, a renda e garantir a cidadania para pessoas que estão em situação de risco ou vulnerabilidade social”, destacou.

O candidato interessado deve procurar a sede do Cadastro Único – localizada na Rua Barão de Atalaia, 753, Poço – de segunda a sexta-feira no horário de 8h às 15h, e apresentar originais da Carteira de Identidade, CPF, Cartão do Bolsa Família ou Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de residência.

Em 2013, a Semas registrou 10.474 pré-matrículas e 7.771 matrículas para os mais de 200 cursos disponibilizados. Dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) destacaram Maceió como a segunda cidade do Brasil que mais matriculou jovens nos cursos técnicos de alto padrão oferecidos pela Semas em parceria com o Sistema S (Senai, Senac, Senat), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Lista de cursos disponíveis

Unidade Sest/Senat – Serraria

Agente de Desenv. Cooperativista

Espanhol Básico

Espanhol Intermediário

Maquiador

Cabeleireiro

Cobrador de ÔNIBU Col. Urb.

Recepcionista

Mecânico de Motocicletas

Confeccionador de Bolsas em Tecido

Aux. De Recursos Humanos

Auxiliar de Pessoal

Auxiliar de Arquivo

Assistente de Vendas

Mecânico de Motocicletas

 

Unidade Senai – Tabuleiro

Língua brasileira de sinais (libras básico)

Eletricista Industrial

Marceneiro

Costureiro Industrial do Vestuário

Mecânico de Motocicletas

Mecânico de Motores Ciclo Otto

Mecânico de Motores a Diesel

Eletricista de Automóveis

 

Unidade Senai – Poço

Eletricista de Automóveis

Mecânico de Motores Ciclo Otto

Encanador Instalador Predial

Eletricista Industrial

Encadernador Gráfico

Fresador Mecânico

Mecânico de Refrig. e Clima. Industrial

Instalador de Refri. e Cilma. Doméstica

Mecânico de Motores a Diesel

Instalador de Refri. e Cilma. Doméstica

Padeiro

Soldador no Processo TIG em Aço

Mecânico de Refrig. e Clima. Industrial

Mecânico de Refrig. e Clima. Industrial

Encadernador Gráfico

Mais informações pelo telefone 3315-9632

TAGS:

Deixe o seu comentário