26/12/2013 10h26

Planteq: formatura dos alunos acontece na próxima sexta-feira

Mais de mil trabalhadores receberão certificados

Secretária Solange Jurema visita os estudantes

Na próxima sexta-feira (27), acontece a solenidade de formatura dos alunos dos 19 cursos de Qualificação Social e Profissional, inseridos no Plano Territorial de Qualificação (Planteq), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). O evento acontecerá na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Poço, a partir das 9h. Mais de mil trabalhadores receberão certificados.

Na ocasião vão ser entregues certificados referentes aos dois meses de duração dos cursos, que contaram com aulas teóricas e práticas. Os cursos foram oferecidos nas áreas de Turismo, Comércio, Serviços e de Indústria da Construção Civil.

Receberão os certificados alunos de cursos oferecidos por cinco entidades: Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aape), Associação Educacional e Assistencial Casa dos Amarelinhos (O Consolador), Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (Iadec – Banco do Cidadão), Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento, Educação, Esporte e Cultura (Ipec) e Instituto Vila Flor.

A secretária Solange Jurema destaca a importância dos cursos, em especial para os jovens que estão em busca de trabalho. Ela explica que a Semtabes vem trabalhando para garantir emprego para quem está se formando nos cursos.

“Estamos fazendo um grande esforço para inserir esse pessoal no mercado de trabalho. Nas diversas áreas, estamos trabalhando para que esses jovens já saiam dos cursos com emprego”, disse a secretária.

O plano

O Planteq é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ). O objetivo é preparar o trabalhador, através de cursos gratuitos, para a busca de um novo emprego ou a permanência no mercado de trabalho. De acordo com edital de chamada pública para a contratação de entidades interessadas em oferecer os cursos dentro do Planteq 2013, que foi publicado no último dia 5 de agosto no Diário Oficial do Município, as entidades credenciadas devem inserir, no mundo do trabalho, pelo menos 30% dos trabalhadores que irão qualificar.

Entre o público-alvo das ações de Qualificação Social e Profissional do Planteq, a prioridade é para jovens atendidos pelo programa Juventude Viva em Maceió. Mas também fazem parte do público do plano trabalhadores sem ocupação com cadastro no Sine e beneficiários de políticas públicas de trabalho e emprego, especialmente os públicos do Juventude Viva e do Seguro-desemprego, autônomos, domésticos, pessoas em situação de risco de perder o emprego, devido à modernização do setor de atuação, beneficiários do Bolsa Família e outros de outros benefícios sociais, funcionários em situação especial, como detentos e ex-detentos do sistema prisional, de setores estratégicos da economia, da cultura e do artesanato, estagiários e trabalhadores inscritos em cursos de Elevação de Jovens e Adultos (EJA).

Deixe o seu comentário