13/12/2013 12h16

Alagoas é destaque na avaliação de desempenho do Senai Nacional. Estado ficou em 6º lugar no País

A ação, pioneira no País, tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo os cursos de Habilitação Técnica do Senai

Alunos alagoanos participantes dos cursos de Habilitação Técnica do Senai
Estudantes do Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AL) participaram da Avaliação de Desempenho realizada pelo Departamento Nacional, nos dias 19 e 20 de novembro. A ação, pioneira no País, tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo os cursos de Habilitação Técnica do Senai, aferindo as competências básicas, técnicas e de gestão necessárias ao desempenho da profissão.
“Esta é a quarta avaliação promovida pelo Senai-DN e a segunda na qual Alagoas participa. Dentre os 17 Departamentos Regionais que participaram em 2012 da Avaliação de Desempenho de Estudantes da Ocupação de Segurança do Trabalho, o Senai de Alagoas alcançou a 6ª melhor  colocação nacional, o que é um excelente resultado”, disse Nívia Andrade, assessora de Educação do Senai-AL.
“Avaliar o desempenho dos estudantes é muito importante no sentido de elaborarmos estratégias visando à melhoria dos processos educacionais, tendo como referência o perfil profissional brasileiro e o itinerário formativo”, acrescentou.
Os estudantes devem estar no último semestre ou módulo dos cursos a serem avaliados (que tenham cursado, no mínimo, 80% da carga horária total do curso), excluindo a fase do estágio. Já os docentes participaram na resposta ao questionário que integra a avaliação, tendo em vista a importância para o processo de análise dos fatores de desempenho.
No ano passado, foram avaliados 28 estudantes do Curso Técnico de Segurança do Trabalho da Unidade Integrada Sesi/Senai-Ebep Carlos Guido Ferrario Lobo. Neste ano, 19 estudantes do Curso Técnico em TI (Redes de Computadores) e 26 estudantes do Curso Técnico em Logística da mesma escola fizeram os testes.
“Os alunos que participaram da avaliação tiveram as suas notas computadas instantaneamente. O resultado geral será divulgado pelo Senai Nacional em março de 2014”, explica Thiago Melo, da Assessoria de Educação do Senai-AL.
Os resultados devem subsidiar a formulação e reformulação de ações educacionais, promover a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, melhorar a atuação do docente e dar base a tomadas de decisão dos gestores em todos os níveis.

Deixe o seu comentário