15/10/2013 12h54

Senai monitora e avalia cursos do Pronatec

Objetivo é garantir a qualidade dos processos e produtos de educação profissional no Senai Alagoas, frente à grande expansão do programa no Estado

Educação é a principal ferramenta para a capacitação e a inserção de jovens no mercado de trabalho
A Assessoria de Educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) implantou, em junho deste ano, uma equipe para realizar, exclusivamente, o monitoramento e avaliação dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é garantir a qualidade dos processos e produtos de educação profissional no Senai Alagoas, frente à grande expansão do programa no Estado.
“Nossa preocupação não é apenas com a quantidade de novos profissionais que estamos inserindo no mercado, mas com o nível técnico deles. O monitoramento nos dá as informações que precisamos para mantermos o padrão Senai de qualidade”, destacou assessora de Educação da instituição, Nívia Andrade.
A equipe, formada pelas colaboradoras Fabiana Arruda, Midian Oliveira e Tâmara Santos, percorre as unidades operacionais, prestando apoio na gestão das turmas desenvolvidas por meio do Pronatec, especialmente, as que são formadas fora das unidades fixas.
A partir das visitas, elas elaboram um diagnóstico da situação das turmas, no qual analisam todos os fatores que podem impactar na aprendizagem, como a aplicação da Metodologia Senai de Educação Profissional; a postura do instrutor; a adequação do ambiente de ensino; e o cumprimento da regulamentação do Pronatec.
“O diagnóstico também mostra o olhar do aluno sobre a prestação do serviço, percebendo, assim, a satisfação dele”, explica Fabiana Arruda. O diagnóstico é encaminhado ao gerente da unidade operacional responsável pelo desenvolvimento da turma. “Durante a visita, também desenvolvemos um trabalho de apoio ao instrutor e aos alunos, com orientação pedagógica”, acrescenta Fabiana.
O Senai Alagoas contratou duas pedagogas que foram capacitadas para se dedicar, exclusivamente, às turmas do Pronatec. Elas analisam como está sendo estimulado o aprendizado, atuando junto ao instrutor e aos alunos. Um sistema informatizado também está sendo desenvolvido para gerenciar as ações decorrentes dos diagnósticos, com o objetivo de garantir que as adequações necessárias sejam realizadas em tempo hábil.
De junho a setembro deste ano, a equipe de monitoramento e avaliação já visitou os municípios de Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Boca da Mata, Campo Alegre, Feira Grande, Flexeiras, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Maceió, Maribondo, Murici, Novo Lino, Penedo, Pilar, Pindorama, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Satuba, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.
TAGS:

Deixe o seu comentário