27/05/2013 12h22

Seminário discute segmento de panificação em Alagoas

Objetivo do evento é alertar e instruir os produtores para as mudanças de mercado

Setor de panificação se expande cada vez mais

O cenário para as pequenas indústrias da panificação em Alagoas será discutido, na próxima quarta-feira (29), em um seminário que reunirá empresários desse segmento na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). O evento contará com palestras, debates, sorteios e com o lançamento do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI) especificamente para o segmento de panificação.

O seminário, que é promovido pela FIEA, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sindicato das Indústrias da Panificação (Sindipan), Associação dos Panificadores do Estado de Alagoas (Apea) e Sebrae Alagoas, visa levar os empresários do segmento a atentarem para a crescente mudança no modus operandi das padarias em todo o Brasil, que hoje concorrem com supermercados, mercearias e lojas de conveniência em geral.

Após o café da manhã e a abertura oficial do evento, os participantes poderão acompanhar palestras que tratarão de temas como “Acesso a serviços financeiros”, “Inovação na panificação” e “Tributação e a NR12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos”. Além disso, o público participará de um sorteio com passagens e hospedagem para a FIPAN 2013, feira voltada para serviços alimentícios, que será realizada em São Paulo.

Também durante o seminário, será lançado o Procompi de Panificação em Alagoas, que tem o objetivo de fortalecer o mercado e a cooperação entre os empresários do segmento e também apoiar e estimular as pequenas empresas a aumentarem sua competitividade. Para que o programa seja efetivado no estado, é necessário que pelo menos 25 empresários da indústria de panificação e confeitaria participem dele. Aqueles empresários que estiverem no evento e tenham interesse em participar do programa poderão fazer a inscrição durante o seminário.

De acordo com Hygo Ribeiro, analista da Unidade de Indústria do Sebrae Alagoas, o programa vem para desenvolver o segmento no estado. “Hoje, é necessário que as padarias agreguem valor aos seus negócios para acompanharem o mercado. Nesse sentido, o nosso objetivo é deixar os panificadores atentos para a inovação e as novas tendências, além de fazer com que eles percebam a necessidade de desenvolver as suas empresas a médio e longo prazo”, explica o analista.

Procompi

O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI) nasceu em 1998 por meio de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em busca de estimular o desenvolvimento das empresas de micro e pequeno menor porte. O programa, que atua em diversos segmentos da indústria, está implantado em 77 projetos, em 24 estados brasileiros, envolvendo mais de 1.500 empresas. Em Alagoas, o Procompi está inserido nos segmentos de móveis, têxtil e confecções e na construção civil.

Serviço

Seminário: O cenário para a pequena indústria de panificação em Alagoas
Quando: 29 de maio de 2013, quarta-feira, das 8h às 14h
Onde: FIEA (Casa da Indústria Napoleão Barbosa – Avenida Fernandes Lima, n° 385, Farol)
Inscrições: gratuitas
Mais informações: Sindipan – (82) 3231-1034.

Deixe o seu comentário