28/09/2012 8h28

Mundo Senai espera 500 mil visitantes em todo o Brasil

Em Alagoas, o Mundo Senai está no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva

Mundo Senai é uma oportunidade para formação e capacitação de jovens no setor industrial
Cerca de 400 unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) espalhadas pelo Brasil estão de portas abertas desde hoje e até o próximo sábado para mostrar à população as oportunidades da educação profissional e o universo da inovação e da tecnologia industrial. Em Alagoas, o “Mundo Senai” está no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, unidade do Senai no bairro do Poço.
Por meio de palestras, minicursos, oficinas, exposições e conversas com professores, os visitantes recebem orientações para escolher uma profissão, buscar aperfeiçoamento profissional ou até mesmo mudar de atividade. “Nossos jovens precisam ver a formação profissional como uma excelente oportunidade para o mercado de trabalho”, afirma o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.
Segundo ele, na Alemanha 53% dos jovens estão em cursos de formação profissional. No Brasil, apenas 6,6% das pessoas com idade entre 15 e 19 anos buscam essa opção, apesar da grande procura das empresas por profissionais com formação técnica ou de média qualificação.
Pesquisa divulgada pelo Senai em 20 de setembro revela que a indústria precisará formar 7,2 milhões profissionais para atuarem no setor até 2015. O número diz respeito a técnicos e trabalhadores de média qualificação. Do total dessa necessidade, 1,1 milhão será para jovens que buscam o primeiro emprego.
Nos três dias, o Mundo Senai espera receber 500 mil visitantes. Atualmente, as 809 unidades operacionais móveis e fixas da instituição espalhadas pelo país recebem cerca de 2,5 milhões de matrículas em 3 mil cursos que preparam trabalhadores para 28 áreas industriais. Os cursos vão desde a aprendizagem profissional, incluem o ensino técnico de nível médio e chegam à formação superior e à pós-graduação.
TAGS:

Deixe o seu comentário