10/07/2021 10h07

Últimos dias: exposição Fauna, na Diteal, agora poderá ser conferida pessoalmente

Exposição Fauna, da artista visual Ana Cahu, na galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro

Mais de 70 obras poderão ser conferidas agora também pessoalmente a partir da segunda-feira

 

Os últimos dias da exposição Fauna, da artista visual Ana Cahu, na galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro, serão ainda mais coloridos: com a reabertura dos equipamentos culturais autorizada pelo Governo de Alagoas, as mais de 70 obras poderão ser conferidas agora também pessoalmente a partir da segunda-feira (12).

Com lotação limitada a 10 pessoas por vez e todo o protocolo de prevenção à Covid-19, o espaço da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) estará aberto ao público de segunda a sexta, das 10h às 16h, e, sábado, das 10h às 13h. “Foi uma grata surpresa poder contar com o avanço da flexibilização para a fase Laranja nesta reta final da exposição que, até o momento, estava disponível apenas por meio da galeria virtual no site da Diteal”, diz Ana Cahu. “Será uma grande alegria poder receber o público”, afirma.

Sobre a exposição Fauna

Com mais de 70 obras em acrílico sobre tela – de pequenas peças pintadas em troncos reaproveitados a gigantes telas com 3 metros de altura – a exposição Fauna fica aberta ao público até o dia 31 de julho na galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro – além de poder ser conferida virtualmente por meio do site diteal.al.gov.br.

No trabalho da artista nascida no Rio de Janeiro, mas radicada em Maceió há 35 anos, as cores intensas dominam as formas inspiradas nos mais diferentes animais, que aparecem ora isolados, ora completamente conectados – numa referência à interdependência dos seres e do meio ambiente. “Sempre penso na natureza quando pinto”, diz Ana Cahú. “As cores do Brasil estão nas obras, que são vibrantes, coloridas, alegres”, afirma. Admiradora de grandes nomes da pintura, como o austríaco Gustav Klimt (1862-1918) e o espanhol Miró (1893-1983), Ana traduz com vivacidade até mesmo cenas que lhe inspiram tristeza. Um exemplo é a obra “Queimadas 02”, pintada no período em que incêndios devastaram a Amazônia em 2020, nos quais o amarelo serve de fundo a diversos elementos.

“São figuras de leitura naif, bidimensionais, elevando para obras dotadas de expressividade como outrora os fauvistas do século passado tiveram a responsabilidade de demostrar, no seu tempo, as mudanças sociais e filosóficas”, afirma o arquiteto e também pintor José Lúcio Santos, curador da exposição.

Além das visitas presenciais, representantes de grupos de escolas e de instituições sociais poderão agendar visitas guiadas online. Basta entrar em contato com o setor responsável pelo agendamento, coordenado por Cristiane Honorato, pelo telefone: (82) 3315-5660/ 98884-6885, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail escolasditeal@gmail.com. O agendamento é gratuito.

TAGS:

Deixe o seu comentário