15/04/2016 10h37

Artesanato: filé alagoano poderá ter coleção com visibilidade nacional

Primeira-dama esteve em Marechal Deodoro e conversou com presidente de ONG que está capacitando rendeiras locais

Primeira-dama Renata Calheiros visitou artesãs em Marechal Deodoro

Maria Barreiros/Agência Alagoas

A primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, visitou, nesta quinta-feira (14), a Associação das Mulheres Rendeiras do município de Marechal Deodoro. Ela conversou com as artesãs e a presidente da Organização Não Governamental (ONG) Artesol, Sonia Quintella de Carvalho, sobre o fomento ao artesanato local, em especial o filé, bordado tipicamente alagoano.

As etapas do projeto foram iniciadas em fevereiro deste ano e seguem até agosto próximo. As rendeiras estão aprendendo sobre gestão, design, marketing e comercialização. A expectativa é que a associação atenda aos critérios da ONG e seja criada uma coleção de padrão nacional, com o filé alagoano.

“O Filé chama a atenção do Brasil. Um exemplo é essa ONG nacional, a Artesol, estar aqui. Ela está fazendo um trabalho de capacitação, junto a 30 rendeiras. Temos que aproveitar essas oportunidades e parcerias, voltadas para a sustentabilidade e desenvolvimento local”, ressaltou Renata Calheiros.

Outras parcerias de sucesso já foram realizadas com empresas de porte nacional e até internacional. Elas fizeram coleções com peças do artesanato alagoano e levaram o produto local para o mundo.

Ainda segundo a primeira-dama, o Estado quer fortalecer essa cadeia do artesanato para levar visibilidade, desenvolvimento socioeconômico, além de ampliar a geração de renda dos envolvidos.

TAGS:

Deixe o seu comentário