28/09/2015 12h37

Mais de 20 mil espectadores lotam as salas e minitendas da arena da FITO

A realização contou com o empenho de cerca de 300 trabalhadores que atuaram na estrutura composta por 120 toneladas de equipamentos

Inovação e leveza da arte atraíram a atenção do público
Foram 20 mil espectadores que lotaram as salas e minitendas da arena do FITO, em que foram realizadas mais de 100 apresentações teatrais, onde os objetos foram protagonistas das histórias contadas por companhias de sete países.
E, para alcançar este resultado, o FITO não contou apenas com o talento e a sensibilidade, essenciais, dos artistas argentinos, espanhóis, franceses, alemães, italianos, holandeses e brasileiros. A realização contou com o empenho de cerca de 300 trabalhadores que atuaram na estrutura composta por 120 toneladas de equipamentos.
Ver a plateia deixar os locais dos espetáculos carregando sorrisos nos rostos e o peito cheio de emoção foi prova de que a cultura precisa continuar sendo incentivada, para que outras edições do FITO – palavra que também significa semente – siga plantando não apenas a formação de plateias, mas também a formação de atores, autores e profissionais que lidam com as artes cênicas para educar ou fomentar a cultura, a exemplo das dezenas de alagoanos que participaram das três oficinas de Teatro de Objetos, realizadas em Maceió, na última semana.
Idealizado e com curadoria da diretora de criação Lina Rosa Vieira, o Fito teve a sua primeira edição em 2009, com a proposta de apresentar objetos, badulaques, bugigangas, quinquilharias como personagens de histórias inusitadas. De lá para cá, o Festival já foi visto por mais de 320 mil pessoas. Passou três vezes por Belo Horizonte, duas vezes por Campo Grande e pelo Recife, uma vez por Porto Alegre, Manaus, Santa Catarina, Brasília e Curitiba, antes de chegar a Maceió. No total, foram treze edições em nove capitais, todas elas gratuitas, com foco na democratização da cultura.
Além do patrocínio do SESI-AL, essa edição do FITO teve o apoio cultural do Governo de Alagoas, da Prefeitura de Maceió e da Braskem.
Crianças, pais e mães acompanhara as apresentações dos artistas na orla de Maceió
TAGS:

Deixe o seu comentário