17/09/2015 9h05

Grupo da Paraíba apresenta comédia regional no Teatro Deodoro

Como Nasce um Cabra da Peste volta a Alagoas depois de 11 anos, integrando a programação do Festival do Teatro Brasileiro

Comédia regional é a atração do público alagoano

Nesta quinta-feira (17), a Agitada Gang – Grupo de Atores e Palhaços da Paraíba traz ao Teatro Deodoro todas as crendices, superstições, costumes e medicinas milagrosas que envolvem o nascimento de uma criança no Sertão nordestino. A comédia Como Nasce um Cabra da Pesteestá em cartaz há 17 anos, já percorreu 60% dos estados brasileiros e pisou em palcos de Portugal e África. O espetáculo volta a Maceió depois de 11 anos, integrando a programação do Festival do Teatro Brasileiro (FTB).

O texto de Altimar Pimentel, baseado na obra etnográfica de Mario Souto Maior e sob direção de Eliezer Rolim, tem abordagem cômica dos preparativos do nascimento no cenário sertanejo, mas apresenta todo o ritual de maneira comovente, humana e respeitosa para com o homem do interior e sua cultura. Através da encenação do ritual do nascimento de mais uma criança no árido e hostil mundo da pobreza nordestina, pelas mãos de uma parteira – misto de santa e médica, temida e respeitada – autor e atores resgatam da tradição oral e do esquecimento o misticismo, a religiosidade sincrética, a luta pela sobrevivência e a doçura do homem do sertão.

O natural talento de clown da turma da Agitada Gang, mesmo provocando muito riso, resulta em um espetáculo de forte dramaticidade e contundente denúncia do isolamento das populações interioranas, deserdadas socialmente e submissas a todos os tipos de carências, inclusive no que se refere à assistência médica.

Como Nasce um Cabra da Peste sobe ao palco do Deodoro às 20h. Assim como as outras atividades do Festival do Teatro Brasileiro, a entrada é franca e os ingressos começam a ser distribuídos duas horas antes do espetáculo. Na etapa alagoana do FTB, já passaram pelo Estado os espetáculos, Silêncio Total, do Piollin Grupo de TeatroEsparrela, do Grupo de Teatro Bigorna, e Cancão, Malazarte e Trupizupe, do grupoQuem Tem Boca é pra Gritar.

 

Nesta sexta-feira (18), às 20h, o Milagre Brasileiro, do Coletivo de Teatro Alfenim, ocupa a Sala Preta do Espaço Cultural, na Praça Sinimbu. No sábado (19), o período de apresentações do Festival de Teatro Brasileiro em Maceió será encerrado com o show do músico Chico César, DJ Chico Correia e o espetáculo de dança Nordestinidade, da Companhia de Projeções Folclóricas Raízes, na Praça Multieventos, orla de Pajuçara, a partir das 18h.

 

Eixo pedagógico


Nesta quinta (17), e sexta-feira (18), os 800 alunos das escolas de ensino fundamental Padre Pinho, Silvestre Péricles e Antídio Vieira, que participam das Ações Pedagógicas de Formação de Plateia promovidas pelo Festival do Teatro Brasileiro, serão o público principal do espetáculo Flor de Macambira, do grupo paraibano Coletivo Teatral Ser Tão Teatro.

Este será o segundo movimento da ação de formação, que tem o objetivo de ampliar os horizontes de percepção. Os exercícios com os alunos começaram no dia 14, quando os arte-educadores selecionados pelo FTB realizaram 2 hora/aula com as crianças, que têm entre 11 e 14 anos. Após a apreciação do espetáculo, os alunos voltam a se reunir com os arte-educadores para uma reflexão sobre os temas abordados. As apresentações acontecem no Ginásio de Esportes do bairro do Pontal da Barra, na quinta, às 9h, e na sexta, às 14h30.

 

O texto de Flor de Macambira é de Rosyane Trotta e Ser Tão Teatro, livremente inspirado na obra Coronel de Macambira, de Joaquim Cardozo, com a direção de Christina Streva. O espetáculo conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios et entações mundanas e, para salvar-se a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador, vão sendo apresentados, quadro a quadro. Flor de Macambira é um espetáculo que contempla todas as idades e traz a força e a riqueza da cultura popular nordestina, de maneira lúdica e encantadora.

 

Festival do Teatro Brasileiro conta com o patrocínio da Petrobras desde 2008. Todas as atividades do Festival, inclusive as apresentações dos grupos paraibanos e os shows do músico Chico César e do DJ Chico Correia, são abertas ao público. Os ingressos são distribuídos nos locais das apresentações, duas horas antes do início dos espetáculos.

 

O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Petrobras e sua etapa alagoana tem o apoio cultural do SESCSecretaria de Cultura do Estado da ParaíbaUniversidade Federal de Alagoas (Ufal), do Governo do Estado por meio da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), e da Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a co-realização pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

 

SERVIÇO


17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB) – 31 de agosto a 21 de setembro, em Maceió.

Informações: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/alagoas

Facebook: Festival do Teatro Brasileiro.

Twitter: @ftbrasileiro

TAGS:

Deixe o seu comentário