04/08/2015 11h30

Documentário Boca do Vento, de Cláudio Manoel Duarte, está na internet

Vídeo será exibido no domingo, 9, em telão, às 19h30, no Salão da Prefeitura do povoado Ilha do Ferro

Produtor Claudio Manoel em viagem com toda equipe no barco navegando pelas águas do rio São Francisco

 

O vídeo “Boca do Vento”, de Cláudio Manoel Duarte, está na internet, mas será exibido no domingo, 9,  em telão, às 19h30, no Salão da Prefeitura do povoado Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, o município sertanejo distante 250 km de Maceió. Será uma sessão especial para a rapaziada e a meninada criativa do lugar, para os artistas que estão no filme (ou não) e para convidados, gente que se interessa por cinema e por cultura popular que está se mobilizando para essa viagem convidativa à cidade ribeirinha de Pão de Açúcar.
Boca do Vento é o velho estúdio e terraço para criações e conversa regada a cervejinha e cachaça, para a copa onde todos que fazem o projeto “O Museu no Balanço das Águas”, capitaneados pelos artistas “urbanos”  Dalton Costa e Maria Amélia Vieira, almoçam.
Esse espaço no povoado Ilha do Ferro, às margens do rio São Francisco, pertencera ao mestre escultor em madeira, Fernando Rodrigues (1928-2009). Lugar arejado a inspirar os que de lá são e os que chegam, hoje propriedade da filha do velho escultor pioneiro, Rejânia, e do genro, artista da nova geração, Valmir Lima. Serviu de cenário ao documentário de Manoel Duarte, que ainda utilizou, como locações para esse “filme antropológico”, outros estúdios dos artistas locais e recantos na caatinga ou no rio desse celeiro que é a Ilha do Ferro, pequeníssimo e riquíssimo em cultura e hospitalidade povoado pãodeaçúcarense.
Ali se encontraram no final de junho outros artistas populares, mestres na escultura em madeira naquela região no alto Sertão, como Valmir, Aberaldo Sandes e Petrônio Farias, de Pão de Açúcar; e os visitantes Jasson, de Belo Monte, e Chico Cigano, de Batalha. Todos eles integraram mais esse projeto do museu Coleção Karandash, de Dalton e Amélia, e também o filme poético e revelador de Cláudio Manoel Duarte.
Pessoas combinando de ir passar o final de semana em Pão de Açúcar. Há lugares bacanas para se hospedar, como a Pousada do Porta do Sol no centro da cidade, com wi fi e conforto simples, como TV e água morna, e um bom café da manhã, e há também restaurantes bem saborosos no Centro. Mas lá mesmo no povoado (a 20 km da sede do município, por estrada vicinal), moradores como Aberaldo e Valmir (cujas mulheres são bordadeiras e boas cozinheiras) costumam hospedar e oferecer refeições a preços a combinar. É um passeio e tanto, de todas as formas é muito legal. E estão aí as informações que vocês precisam.
Obrigado,
Qualquer coisa, entrevistas, me liguem, ou mandem e-mail.
um abraço,
Jorge Barboza
Comunicação do museu Coleção Karandash
AS FOTOS SÃO DE W. ANUNCIAÇÃO/ exceto a do CREPÚSCULO (última aqui na lista), crédito de CLÁUDIO MANOEL
Mais informações:

Documentário, 25 min, 2015.

SINOPSE

Documentário Boca do Vento registra a produção atual de mestres da escultura em madeira no povoado Ilha do Ferro, da cidade de Pão de Açúcar, no sertão alagoano. Com depoimentos dos artistas Jasson,Chico Cigano, Neto, Clemilton, Vandinho, Valmir, Aberaldo, Petrônio e Zé de Tertulina, intercalados com clips de seus processos produtivos das peças e imagens da ambiência.

FICHA TÉCNICA

Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea apresenta
Encontro de Mestres no povoado Ilha do Ferro (Pão de Açúcar – AL)
direção/fotografia CLÁUDIO MANOEL DUARTE
edição GLEYDSON PÚBLIO
still W. ANUNCIAÇÃO/JUAREZ CAVALCANTI
colaboração SITE ALAGOAS BOREAL
produção CLÁUDIO MANOEL DUARTE  e DALTON COSTA
coordenação geral MARIA AMÉLIA VIEIRA
assessoria de comunicação JORGE BARBOZA
trilha sonora original DJ ANGELIS SANCTUS AKA CLÁUDIO M.
realização Museu Coleção Karandash
patrocínio CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – Programa Caixa de Apoio ao Artesanato Brasileiro e SEBRAE-AL

Gravado no povoado Ilha do Ferro, Pão de Açúcar – Alagoas. Editado em Salvador, Bahia
Junho 2015

Documentário Boca do Vento

Deixe o seu comentário