30/03/2015 10h50

Museu do Som e da Imagem realiza homenagem ao jornalista Valmir Calheiros

Natural de Atalaia, Valmir Calheiros iniciou cedo sua carreira. Foi jornalista, bacharel em Direito, pesquisador e historiador respeitado dentro e fora do Estado

 

 

Em alusão a passagem de um ano do falecimento do jornalista alagoano Valmir Calheiros, o Museu da Imagem e do Som prestou uma homenagem ao comunicador. Na presença de amigos e familiares, a secretária adjunta da Cultura, Rosiane Rodrigues, e o coordenador do Misa, Fernando Lobo, descerraram a placa que marca a trajetória do sindicalista.

“O museu quanto instituição cultural abriu espaço para homenagear e materializa através da placa este grande estudioso da cultura popular. Contamos com um espaço que guarda a memória deste importante jornalista e sindicalista”, disse Fernando Lobo.

A secretária adjunta da Secult recordou o lançamento de seu primeiro livro com a imprensa através de uma reportagem de Valmir Calheiros. “Tive a feliz oportunidade de conhecer, de ser amiga e aprender com Valmir Calheiros. Tive a honra de ter sido entrevistada pela primeira vez por ele, quando tinha apenas 18 anos. Valmir era uma pessoa muito família, de um coração generoso, sempre solidário e alegre”, afirmou Rosiane Rodrigues.

A neta Gabriela Calheiros falou, emocionada, sobre as qualidades do avô. “Vovô Valmir era inteligente, tinha um coração enorme e um cérebro também, Em casa, era um comediante, sempre feliz”, lembrou saudosa.

Em seguida, foi exibido um documentário sobre a trajetória de Valmir Calheiros e proposta uma mesa-redonda para debater as lutas e conquistas sindicais e jornalistas.

Valmir reuniu um acervo de milhares de publicações, que foi doado pela família ao Misa, que possui um espaço dedicado ao jornalista

 

Valmir Calheiros

Natural de Atalaia, município de Alagoas, Valmir Calheiros iniciou cedo sua carreira. Foi jornalista, bacharel em Direito, pesquisador e historiador respeitado dentro e fora do Estado.

Ele esteve à frente da assessoria de imprensa da Presidência do Tribunal Regional de Alagoas (TRE-AL), assessoria de comunicação do Sindicato dos Hospitais de Alagoas (Sindhospital) e foi membro da Comissão Alagoana de Folclore e da Irmandade da Santa Casa de Maceió. Valmir era ainda, funcionário da Organização Arnon de Mello, onde exercia as funções de editorialista e repórter especial do Jornal Gazeta de Alagoas.

Museu da Imagem e do Som de Alagoas

O Misa está localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, no bairro do Jaraguá. Mais informações pelo telefone (82) 3315-7882.

Deixe o seu comentário