28/01/2014 14h33

Projeto Lazer na Praça será lançado neste domingo na Centenário

Assim como acontece na orla de Pajuçara aos domingos, a Praça do Centenário, no bairro do Farol, será fechada para realização de atividades esportivas

Lazer atrai as famílias da região para a Praça Centenário

Uma ação voltada para toda família. Assim como acontece na orla de Pajuçara aos domingos, a Praça do Centenário, no bairro do Farol, será fechada para realização de atividades esportivas, culturais, lúdicas e de lazer. A Prefeitura de Maceió lança o Projeto “Lazer na Praça”, no dia 02 de fevereiro, com o objetivo de ofertar diversão nos fins de semana aos moradores da região e resgatar o sentimento de cuidado e carinho pelos espaços públicos da cidade. As ações serão articuladas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

“Fizemos diversas reuniões com outras secretarias parceiras, além de empresários da iniciativa privada. Todas as ações feitas na Praça Centenário em 2013 foram um sucesso, como o Dia Mundial sem carro e a etapa Farol do Circuito Popular de Corrida de Rua”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer Pedro Vilela.

O projeto prevê ações em mais de 50 domingos, das 07 às 15 horas. “Vamos devolver para comunidade o verdadeiro sentido da praça, que deve ser um local de harmonia, de confraternização e principalmente de encontro e lazer das famílias”, detalhou o prefeito Rui Palmeira.

No lançamento do projeto, as ações serão executadas por várias secretarias. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) será responsável pelo fechamento do trânsito no sentido Farol/ Centro. “O desvio para quem desce será feito pela Rua Íris Alagoense com saída pela Praça Sergipe. No sentido contrário o trânsito estará sempre normal sem mudanças”, explicou o secretário adjunto de Esportes, Antônio Oliveira destacando também a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Atividades culturais como o bumba meu boi “Vingador” da Ponta da Terra e a escola de samba Gaviões da Pajuçara estão confirmadas pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também levará ações de entretenimento à praça. Mudas de árvores serão distribuídas e palestras de conscientização ambiental serão feitas pelas equipes da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

Barracas para comércio da economia solidária serão espalhadas na praça e coordenadas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). O grupo ‘Direitos Urbanos Maceió’ do Facebook, que conta com mais de 800 membros e realiza grande eventos em áreas públicas, também será parceiro com a ampla divulgação nas redes sociais. O Sesc e o Sesi já confirmaram participação com ofertas de atividades lúdicas e outras ações.

“Esse é um marco na gestão e nosso pensamento está voltado para todas as praças da capital. Estamos visualizando o futuro e um momento especial e histórico para nossa cidade”, exaltou Pedro.

A Praça

A Praça do Centenário, no bairro do Farol, somente teve esta denominação na década de 60, na administração do então prefeito Sandoval Cajú, quando recebeu reformas importantes, ganhou o mapa de Alagoas, construído em cimento, luz e gás sobre uma piscina (fonte luminosa) com a legenda de boas vindas para os nossos visitantes.

TAGS:

Deixe o seu comentário