30/10/2013 7h35

Maquete de escola sustentável na Praça do Conhecimento faz sucesso na Bienal

Obra é toda interativa e cada peça do espaço sustentável é compartilhado com os visitantes

Crianças participam da Bienal do Livro

Uma réplica de escola sustentável chamou atenção da criançada que visitou a Praça do Conhecimento, nesta-terça feira(29). Bem elaborada, com direito a miniaturas de coleta seletiva de lixo, materiais de reaproveitamento da água e captação de energia, a maquete possui tudo que um espaço escolar necessita para a preservação dos recursos naturais do planeta.  A Praça do Conhecimento é o espaço da Prefeitura de Maceió na Bienal.

A obra é toda interativa e cada peça do espaço sustentável é compartilhado com os visitantes. Eles organizam a maquete de acordo com o que aprendem durante a explicação feita pelo técnico do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb) , da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

De acordo com a Coordenadora do Centro, Rosilene Santana, os alunos o que participm da montagem da maquete por meio de um jogo de pescaria. “Eles pescam uma pergunta e depois encaixam as peças na escola sustentável no seu devido lugar, aprendendo da forma mais prática e lúdica como uma escola deve ser ecologicamente sustentável”, salientou Rosilene.

A maquete foi projetada para ser trabalhada com os alunos de forma interativa nas escolas municipais e dessa forma despertar nas crianças a consciência ambiental. Segundo, Rosilene Sanatana, a ideia é fazer da escola um espaço sustentável com a ajudar dos alunos. A maquete também foi trazida para a Praça do Conhecimento para apresentar às crianças e aos professores que é possível trabalhar o meio ambiente nas crianças de forma lúdica.

Além da maquete interativa, o Centro trouxe ainda uma oficinas de Origamis e o Vira Página, um jogo onde é trabalhado nos alunos os cuidados com os animais. Frases do tipo “bicho não é lixo, não se joga fora” foram pensadas para sensibilizar os jovens quanto aos cuidados com a fauna.

Percebendo a importância da preservação do meio ambiente, o aluno de 10 anos, da Escola Municipal Maria de Fátima, Diego Araújo dos Santos, disse que é preciso todas as pessoas tenham consciência de que o mundo necessita de cuidados. “Se cada um fizer sua parte, vamos diminuir os danos ao planeta”, destacou.

E para decorar o ambiente e mostrar que é possível reaproveitar e reutilizar produtos que teriam como destino o lixo, os técnicos confeccionaram dois pufes que estão sendo utilizados na Praça do Conhecimento.

Deixe o seu comentário