24/10/2013 11h16

Emater/AL promove ação cultural com o tema Juventude Rural na Bienal do Livro

Oficina será às 10h, na Sala o Mundo das Imagens – Centro de Convenções de Maceió, durante a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Pequenos produtores rurais estão recebendo cada vez mais assistência técnica

Assessoria

Quem melhor para ocupar o papel transformador na sociedade se não o jovem. Foi com esse questionamento que o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – EMATER/AL decidiu traçar ações que provoquem um posicionamento dos jovens do meio rural. O pontapé inicial ocorrerá no próximo dia 27, com uma oficina de literatura de cordel com 40 jovens do Povoado de Pindorama, do município de Coruripe. A oficina será às 10h, na Sala o Mundo das Imagens – Centro de Convenções de Maceió, durante a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Promovido pela EMATER/AL em parceria com a Cooperativa Pindorama e com apoio da organização da VI Bienal, a atividade tem como missão integrar a cultura regional as atividades de desenvolvimento sustentável, que passa por temas como crescimento econômico, preocupações sociais e ambientais.  A EMATER/AL, que foi recriada em 2011, é atualmente a referência em Alagoas na execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural, como projetos de crédito agrícola, comercialização e pesquisa.

De acordo com a diretora presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, o objetivo é fazer com que os jovens se encontrem no processo de desenvolvimento do campo, mostrá-los que a atitude tomada hoje faz parte de um processo amplo, responsável pelas alterações de qualidade de vida das gerações futuras.  “Vamos disseminar a nova metodologia de ATER, que estimula o agricultor familiar a diversificar a produção, buscar conhecimento e apostar nas inovações tecnológicas. É trabalhar o perfil empreendedor do agricultor”, destacou a presidente da EMATER/AL.

A programação da EMATER/AL voltada à juventude rural terá um segundo momento no dia 31 de outubro. No estande da EMATER/AL na Expoagro 2013, no Parque da Pecuária em Maceió, a partir das 16h, serão premiados os três melhores cordéis produzidos na oficina. Na oportunidade, além dos jovens que serão premiados, haverá uma apresentação cultural de flauta doce, do projeto O Amanhã de Pindorama, e a apresentação do Violeiro Procópio.

A superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural da EMATE/AL, Rita de Cássia Ferreira, que comanda a agenda, enfatizou a parceria que está sendo construída com a Cooperativa Pindorama. A unidade produtiva desenvolve diversos projetos sociais na comunidade.  “Queremos debater com os jovens os desafios econômicos, sociais e culturais. Repensar alternativas para o setor, pois além do seu potencial produtivo, a agricultura é um importante instrumento de inclusão social e distribuição de renda”, avaliou Rita de Cássia.

A EMATER/AL desenvolveu uma programação especial durante a Expoagro 2013. Além do protagonismo da Juventude Rural, as ações de reestruturação do Semiárido Alagoano estarão em pauta. No dia 29, às 14h no Auditório João Batista (CPLA) – Parque da Pecuária, ocorrerá o Simpósio Estadual: Reestruturação Produtiva do Semiárido Alagoano. A exposição acontece de 25 a 03 de outubro, no Parque da Pecuária.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário