02/08/2013 10h30

Cerâmica produzida no povoado Muquém será exibida no Museu Théo Brandão

Panelas, jarros e outros objetos de decoração compõem a exposição, que estará disponível de 08 de agosto a 28 de setembro

Peças de artesanato de barro produzidos pela comunidade de Muquém

A cerâmica produzida no povoado Muquém será exibida no Museu Théo Brandão, em Maceió, a partir do dia 8 de agosto, ocasião em que será lançado o livro A Menina de Barro, de Gianinna Bernardes.  O evento é uma realização do Ministério da Cultura e do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, com apoio da Prefeitura de União dos Palmares e do Sebrae-AL.

Denominada “Modelagens de Barro Muquém”, a exposição é composta de produtos em barro, como panelas, jarros e outros objetos de decoração e poderá ser vista de terça à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 14 às 17h, até o dia 28 de setembro, segundo informa a secretária de Turismo de União dos Palmares, Jacineide Maia.

“A Setur tem apoiado iniciativas que visam a difusão do turismo, através da história e cultura de Alagoas, segmentos importantes para a identidade do município” afirma, a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis.

Localizado aos pés da Serra da Barriga, no município de União dos Palmares,  a 83 quilômetros de Maceió, o povoado Muquém é uma comunidade composta de remanescentes do Quilombo dos Palmares, onde vivem cerca de 500 pessoas, sendo o artesanato em barro a principal fonte de renda.

Deixe o seu comentário