22/07/2013 11h37

Artesã alagoana de filé é selecionada para participar de exposição em Nova Iorque

Aprovação é resultado de um bom trabalho e atuação no artesanato local

Artesanato alagoano filé começa a desbravar mundo afora

Wendy Sherry Oliveira Barros é o nome da artesã alagoana que irá expor suas peças no evento “Mulher Artesã Brasileira”. A exposição será realizada de 09 a 18 de setembro deste ano em Nova Iorque, Estados Unidos, e pretende reunir 15 produtoras de diferentes regiões brasileiras.

Moradora do povoado de Barra Nova, localizado em Marechal Deodoro, Wendy é uma entre várias alagoanas que trabalham com o filé, especificamente na Cooperativa das Artesãs de Barra Nova (Cooperatiban). Ela também faz parte do Grupo da Indicação Geográfica do Filé, que é acompanhado pela Unidade de Turismo e Economia Criativa (UTEC) do Sebrae Alagoas.

A artesã se inscreveu pela internet e respondeu a um questionário que tratava sobre sua rotina de trabalho e sobre como o artesanato mudou a sua vida. Ela também enviou fotos de peças possíveis de expor, como um colar, uma sandália decorada, um jogo americano e uma capa de almofada, tudo à base do filé. A expectativa para aprovação não era grande, mas a esperança estava ali.

A emoção ao saber da aprovação foi grande. “Viver isso é algo sem dimensão. Realmente, essa é uma oportunidade real e de muita responsabilidade, pois estarei representando não somente o artesanato e meu estado, mas também um pouco do Brasil”, falou Wendy, acrescentando que está ansiosa pelo impacto da exposição do seu trabalho.

Desde os 12 anos, a artesã executa trabalhos manuais. Ela começou com o fuxico, que diz ter aprendido com sua avó. Mas foi quando ela se mudou para o povoado que passou a ter interesse pelo filé, e, hoje, aos 33 anos, tem o artesanato como profissão.

Cristina Moreira, analista da UTEC do Sebrae Alagoas, explica que essa é uma boa chance de todas as artesãs presentes serem reconhecidas internacionalmente. “Isso é resultado de um trabalho que vem sendo feito gradualmente com os artesãos de Alagoas. Aos poucos, eles vão aprimorando o trabalho e ganhando destaque local, nacional e internacional”, comenta a analista.

“Uma oportunidade como essa é única, e a Wendy estará levando com ela para expor em Nova Iorque todo um saber de mais de mil mulheres que fazem o bordado filé. Uma prova de que a parceria entre as associações de artesãos, o Sebrae, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tantos outros parceiros vem dando resultados de conquista efetiva de mercado”, declara Vanessa Fagá Rocha, gerente da UTEC .
Além de Alagoas, os estados nordestinos Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí estarão sendo representados por artesãs na exposição internacional.

Exposição

A Exposição “Mulher Artesã Brasileira” será realizada em setembro, em Nova Iorque, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento proporcionará uma oportunidade única de aprimoramento profissional por meio de ações como a própria exposição e a divulgação nas mídias em âmbito internacional. O objetivo principal do evento é alavancar o olhar artístico, sensível a toda diversidade existente na produção do artesanato brasileiro.

Para que os projetos e as representantes dos estados fossem aprovados, foi realizada uma avaliação pela Comissão de Seleção composta por profissionais da Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (ABEXA), do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, instituições parceiras nesse processo.

Deixe o seu comentário