24/06/2013 10h45

Alunos da Escola Ebep participam de intercâmbio graças ao programa Conexão Mundo

Estudantes terão oportunidade de aprender e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa

Sindustrial Industrial e rede Community Colleges proporcionarão oportunidade de intercâmbio cultural

Cinquenta e dois estudantes da Escola Sesi/Senai Carlos Guido Ferrario Lobo terão a oportunidade de atravessar fronteiras, conhecer novas culturas e aprender a Língua Inglesa de forma intensiva.

Foi lançado, nesta sexta-feira, dia 21, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, o programa Conexão Mundo, numa parceria do Sistema Indústria com a organização não governamental US-Brazil Connect.

Monitores norte-americanos, que estudam na rede Community Colleges, vão proporcionar aos grupos formados por alunos do ensino médio a vivência diária com o Inglês e, ao final, cinco deles terão a chance de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos.
O programa contempla, ainda, aulas a distância. “É uma oportunidade única que o Sistema Indústria oferece a estes adolescentes, de aprender uma nova língua, conhecer uma nova cultura e adquirir conhecimentos que serão úteis para toda a vida”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade.
A estudante Dariane Tomé, 17 anos, cursa simultaneamente o ensino médio pelo Sesi e o curso de Redes de Computador pelo Senai na Escola Ebep. Para ela, as aulas de Língua Inglesa são úteis, pois é muito utilizada na área profissional que escolheu. “Aprofundar-se no Inglês é muito produtivo para mim”, disse.
“Este programa não se resume ao intercâmbio de Inglês. É uma iniciativa que aproxima nossos povos, nossas gentes e nossos países”, declarou o diretor adjunto de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sérgio Moreira, durante a solenidade de lançamento do programa.
Representando a Fiea, o 1º secretário Alberto Cabús afirmou que o programa é uma oportunidade para os estudantes participarem de um mundo cada vez mais competitivo e que pode ser “um lugar melhor e mais harmônico”.
A ideia de reforçar os laços entre brasileiros e estadunidenses foi reforçado pelo presidente do Jackson College, Daniel Phelan.
“Nós queremos um Estados Unidos melhor, assim como vocês querem um Brasil melhor”, frisou. O intercâmbio, destacou a presidente da US-Brasil Connect, Mary Gershwin, vai além da aprendizagem da gramática.
“Quando aprende uma língua estrangeira, você sai do mundo que conhece. Façam essa viagem, sem medo de errar. Por isso, estamos aqui”, adiantou.
A representante do consulado norte-americano no Recife-PE, Heidi Arola, afirmou que a prioridade da diplomacia dos EUA no Brasil, este ano, é a educação e que estreitar relações entre países é promover a paz no mundo.

Deixe o seu comentário