27/04/2013 10h34

Público lota Praça Multieventos e mostra que a cultura local está viva no 21º Festival de Bumba Meu Boi

Evento é promovido pela Prefeitura de Maceió e Federação Municipal de Ação Cultural

Apresentação do Bumba Meu Boi reuniu milhares de alagoanos e turistas

O som dos tambores e a evolução dos bois invadiram a Praça Multieventos, na Pajuçara, na noite de ontem durante a abertura do 21º Festival de Bumba Meu Boi. O evento é promovido pela Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural, e pela Liga dos Grupos Bumba Meu Boi de Maceió.

A abertura foi comandada pelo prefeito Rui Palmeira, que saudou o público e ressaltou a importância do evento. “Hoje aqui temos um grande exemplo de que as pessoas gostam do que é nosso. Nós temos a obrigação de apoiar a cultura de Maceió e a cultura de Alagoas”, ressaltou.

O Festival prossegue até este sábado (27) com o desfile dos bois do grupo especial. O evento atraiu cerca de sete mil pessoas que participam ativamente de cada apresentação.

A iniciativa da prefeitura foi reconhecida também pelo presidente da Liga dos Blocos, Fernando Antonio, que se mostrou feliz pela realização do evento. “Nosso prefeito fez todo o esforço para que acontecesse o festival. Sem a Prefeitura Municipal de Maceió não seria possível a realização do festival”, apontou.

“Esse festival assegura a tradição. A arena está lotada”, comemorou o presidente da FMAC, Vinícius Palmeira.

Nesta sexta, se apresentaram oito bois do Grupo de Acesso. Neste sábado, outros oito bois do grupo especial se apresentarão, de onde sairá o campeão do festival. O resultado será divulgado na próxima semana. A edição deste ano tem como homenageado o Mestre Vevéu, patrimônio imaterial do Estado de Alagoas.

“Esse festival assegura a tradição. A arena está lotada de gente respondendo à tradição secular. O bumba meu boi tem alto poder associativo, envolve a comunidade nos ritmos, na elaboração do boi e do que vai ser apresentado. O nosso bumba meu boi tem a cara da gente”, disse o presidente da FMAC, Vinícius Palmeira.

Apresentações

Os 16 grupos de Bumba Meu Boi envolvidos no Festival se dividem nas modalidades Grupo A, o Grupo Especial, e Grupo B, o Grupo de Acesso. Sendo o primeiro dia dedicado ao desfile dos Bois do Grupo de Acesso e o segundo dia reservado a apresentação dos Bois do Grupo A.

Nesta sexta se apresentaram os bois Pura Raça, Guerreiro Alagoano, Axé, Imperador, Amizade, Águia de Ouro, Anaconda e Trovão. Destes, três serão premiados com troféus e a migração para o Grupo Especial. No sábado será a vez das exibições dos Bois Vingador, Dragão, Cão de Raça, Tigre, Bumbá Alagoano, Safari, Águia e Cobra Negra. Destes, dois deixarão o Grupo A e passarão a integrar o Grupo de Acesso no próximo ano.

A classificação dos Grupos será definida a partir da avaliação das apresentações por uma comissão julgadora instituída pela própria Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi. Os membros dessa comissão avaliarão os quesitos: Evolução do Vaqueiro, Evolução do Boi, Bateria, Conjunto, Beleza do Boi, Fantasia e Entoada. Cada item julgado poderá receber nota entre 8 e 10 pontos.

Deixe o seu comentário