26/04/2013 8h47

Prefeito abre oficialmente hoje o 21º Festival de Bumba Meu Boi, na Praça Multieventos

Evento acontecerá às 19h e contará com a participação de 16 grupos populares de Bumba Meu Boi

Bumba Meu Boi faz parte do rico folclore alagoano

O prefeito de Maceió Rui Palmeira abrirá oficialmente o 21º Festival de Bumba Meu Boi, nesta sexta-feira (26), na Praça Multieventos, na Pajuçara, a partir das 19h. O evento, que é uma realização da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), e da Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió, seguirá até sábado (27).

A Multieventos será em uma grande arena festiva, onde 16 grupos populares de Bumba Meu Boi farão apresentações para a comunidade local e turistas. Este ano, o Festival homenageia o Mestre Vevéu, Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas, e tem a missão de fazer da arena de apresentações um grande centro de confraternização onde os Bois celebrem junto com suas torcidas a vivacidade da cultura do maceioense.

Segundo o presidente da Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi, Fernando Antônio, o Festival é o momento de mostrar à comunidade o resultado de quase um ano de dedicação. “Os grupos passam de oito a nove meses trabalhando na construção do espetáculo e esse é o momento de mostrar toda a beleza e a tradição que o bumba meu boi tem nas comunidades”, diz.

Para o Presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, incentivar e colaborar com a manutenção de tradições populares como a do bumba meu boi é função do município. “Acreditamos que a existência desses grupos fortalece a identidade e a auto estima não só dos seus componentes, mas de toda a comunidade que assiste, colabora e torce pelo seu Boi”, explica.

Apresentações

Os 16 grupos de Bumba Meu Boi envolvidos no Festival se dividem nas modalidades Grupo A, o Grupo Especial, e Grupo B, o Grupo de Acesso. Sendo o primeiro dia dedicado ao desfile dos Bois do Grupo de Acesso e o segundo dia reservado a apresentação dos Bois do Grupo A.

Na sexta-feira se apresentarão os Bois Pura Raça, Guerreiro Alagoano, Axé, Imperador, Amizade, Águia de Ouro, Anaconda e Trovão. Destes, três serão premiados com troféus e a migração para o Grupo Especial. No sábado será a vez das exibições dos Bois, Vingador, Dragão, Cão de Raça, Tigre, Bumbá Alagoano, Safari, Águia e Cobra Negra. Destes, dois deixarão o Grupo A e passarão a integrar o Grupo de Acesso no próximo ano.

A classificação dos Grupos será definida a partir da avaliação das apresentações por uma comissão julgadora instituída pela própria Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi. Os membros dessa comissão avaliarão os quesitos: Evolução do Vaqueiro, Evolução do Boi, Bateria, Conjunto, Beleza do Boi, Fantasia e Entoada. Cada item julgado poderá receber nota entre 8 e 10 pontos. O resultado do julgamento será divulgado na próxima semana.

Deixe o seu comentário