27/03/2013 14h30

Sindjornal, Braskem e Abes lançam Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo com a participação de jornalistas

Prêmio vai premiar autores das melhores reportagens sobre meio ambiente veiculadas de 1 de maio de 2012 a 26 de abril de 2013

Milton Pradines, diretor de Relações Institucionais da Braskem, diretor da ABES, Reinaldo Falcão, e presidente do Sindjornal Valdice Gomes

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Braskem e Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária) lançaram nesta quinta o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental em concorrido café da manhã na Bodega do Sertão, onde contou com a participação de inúmeros profissionais da comunicação entre jornalistas, publicitários e gestores de empresas de comunicação.

O Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo chega a décima edição contabilizando sucesso pela inscrição de inúmeras matérias jornalísticas. A premiação busca incentivar a produção jornalística mostrando ser fundamental manter a harmonia entre o convívio social com a natureza.

Para fazer as inscrições, basta o profissional publicar matérias nos diversos meios de comunicação como jornal impresso, telejornalismo, reportagem cinematográfica e webjornalismo. Os estudantes do curso de Jornalismo também podem participar da premiação.

“No ano passado tivemos um aumento de 80% no número de inscrições. Este ano queremos ultrapassar este número, já que as produções de materiais jornalísticos seguem numa crescente. O Prêmio Octávio Brandão tornou-se referência no Brasil. Um dos exemplos é que no Rio de Janeiro será criado o prêmio Chico Mendes de Jornalismo Ambiental, entretanto, a iniciativa pioneira saiu de Alagoas”, destacou Valdice Gomes em sua fala.

Para facilitar e ao mesmo tempo contribuir com o meio ambiente, em 2013, as inscrições do prêmio podem ser feitas via internet. A iniciativa dos organizadores vista contribuir com sustentabilidade do concurso, que é anular a emissão de gás carbônico (CO2) produzida pelo evento. Para saber mais informações de como inscrever os seus trabalho, basta acessar http://www.sindjornal.org.br.

Para o diretor de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, os temas abordados pela mídia apontam o quanto o jornalismo tem reafirmado o compromisso com a preservação do meio-ambiente.

“É sempre um prazer realizar esta parceria e levar anualmente o Prêmio Octávio Brandão para o cenário do jornalismo alagoano. O empenho dos produtores, repórteres, da edição e apresentar o seu melhor material tem nos impressionado”, avaliou Pradines.

Premiação

Serão premiados os autores das melhores reportagens sobre meio ambiente veiculadas de 1º de maio de 2012 a 26 de abril deste ano. Os jornalistas poderão inscrever seus trabalhos já a partir do dia 27. Os interessados têm prazo até o dia 26 de abril para encaminhar as reportagens.

Assim como nas inscrições, o julgamento dos trabalhos também será on-line, mas apenas na fase inicial. A comissão julgadora, formada por renomados profissionais de Alagoas e outros estados, abrirá os trabalhos na Internet e selecionará os melhores, que serão julgados posteriormente em Maceió. Serão premiados em cada categoria 1º, 2º e 3º colocados, que receberão troféus e R$ 37 mil.

Deixe o seu comentário