09/03/2013 8h44

Posto 7 Cultural agita orla neste fim de semana

Projeto objetiva valorizar e incentivar a produção cultural no espaço urbano

Espaço cultural movimenta a orla da capital

Assessoria

Com a proposta de valorizar e incentivar a produção cultural no espaço urbano, o projeto Posto 7 Cultural chega a terceira semana de atividades comemorando o sucesso da sua Feira de Artes, Cultura e Lazer. Semanalmente, 13 barracas reúnem pelo menos 30 expositores cujas produções estão inseridas na cadeia da economia criativa.

No local, o visitante encontra produtos relacionados com a cultura da diversidade. São CD’s, roupas customizadas, discos de vinil, revistas, livros, bolsas artesanais, antiguidades, artes visuais e exemplos de produtos feitos a partir de material reutilizado.

Segundo a Diretora de Gestão de Projetos da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Flávia Chasan, estimular a economia informal em torno da cultura é uma das metas do projeto e está alinhada às ações previstas pelo Plano Nacional de Cultura, onde o Ministério da Cultura (MinC) prevê a identificação e mapeamento dessas cadeias produtivas.

MULTICULTURAL

Para exemplificar a diversidade de saberes expostos no Posto 7, basta citar a presença da equipe da ‘Molambo das Marias’ que transforma a arte do crochê em sapatos; as mandalas e vasos de Giselle Torres são feitos a partir da reutilização de material que seria descartado e demonstram outra face dessa cadeia: a que permite lucra com o que antes iria para o lixo.

No espaço ainda é possível voltar para casa com um livro novo debaixo do braço sem ter que desembolsar nenhum centavo por isso. No estande do projeto ‘Unidos, Leremos’ você pode simplesmente trocar o livro que já leu por uma obra ainda não contemplada.

A Feira de Artes, Cultura e Lazer segue dentro da programação do Posto 7 Cultural, todos os sábados, até 23 de março. O espaço funciona das 16h às 22h e é aberto ao público.

Além de conferir os produtos ofertados na Feira, o público também conta com exibição de documentários, clipes, animações e, é claro, uma boa roda de conversa. Esta semana, serão exibidos os filmes ‘Brega S/A’, de Vladimir Cunha e Gustavo Godinho; ‘Jamaica Brasileira’, de Gleyser Azevedo; e ‘Eu Vou Rifar Meu Coração’, de Ana Rieper.

O Posto 7 Cultural é um projeto realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), e tem a produção do Coletivo Popfuzz.

TAGS:

Deixe o seu comentário