15/03/2013 10h53

Cine Sesi Cultural estreia sétima edição em Arapiraca

Cine Sesi oferece ainda oficinas de cinema de animação e palestra temática em duas cidades

O Cine Sesi Cultural completa uma década levando a sétima arte gratuitamente para cidades do interior do Brasil que não possuem salas de cinema ou que tiveram seus espaços desativados. Em Alagoas, o projeto chega à sua sétima edição, e estreia em Arapiraca, de 15 a 17 de março, em frente ao Ginásio Municipal, sempre às 18h30.
CineSesi estreia no município de Arapiraca
Em cada um dos três dias de exibição serão apresentados um curta e um longa-metragem.  Também haverá distribuição de pipoca gratuitamente para a plateia. Em Arapiraca, nesta sexta-feira (15), o público confere o curta-metragem “Tyger” (SP) e o longa “O Homem do Futuro” (SP); no sábado, 16, o curta “O Que Lembro, Tenho” (AL) e o longa-metragem “O Palhaço” (SP); e no domingo, 17, o curta de animação “Vida Maria” (CE) e o longa “Enrolados” (EUA).
Antes de cada projeção, serão exibidos os vídeos institucionais do Cine Sesi, do Sesi Alagoas, dicas de saúde do Sesi e curtas produzidos pelos alunos das oficinas de animação do Cine Sesi.
Em Alagoas, nesta edição, o projeto passará por 16 municípios. As próximas cidades que receberão o projeto são Poço das Trincheiras (22 a 24 de março), Canapi (5 a 7 de abril) e Senador Rui Palmeira (12 a 14 de abril).
O Cine Sesi oferece ainda oficinas de cinema de animação e palestra temática em duas cidades do Estado que serão divulgadas na próxima semana. O resultado do trabalho é exibido no formato de curta-metragem nas exibições itinerantes do projeto. Entre os vários curtas produzidos dentro das oficinas do Cine Sesi, alguns já entraram na lista de finalistas da categoria Futuro Animador do Festival Anima Mundi.
O tema da vez é Um Encontro Animado – com exibição de filmes e uma conversa sobre a mágica do cinema de animação. Durante a oficina, os alunos tomarão conhecimento sobre a história da animação, com vivências práticas da linguagem, além de vivenciarem a experiência de criação, planejamento e produção de filmes de um minuto cada. Podem participar estudantes a partir de 16 anos, professores e pessoas ligadas à arte-educação e cultura.
Os objetivos do Cine Sesi Cultural são incentivar a reabertura ou abertura de salas de projeção nas cidades; levar a arte para que essa venha a integrar a qualidade de vida, pessoal e profissional de cada cidadão; elevar a autoestima da população, oferecendo um produto cultural muito bem cuidado; proporcionar ao interior do País, que tanto inspira as produções de cinema nacional, a possibilidade de se enxergar na grande tela, num belo espelho de culturas, cenários, histórias e personagens semelhantes ao povo do lugar; além de abrir a possibilidade para uma viagem inusitada diante de outras experiências e lugares.
De 2002, quando foi criado, até hoje, o projeto já passou por 603 cidades do interior – algumas dessas cidades mais de uma vez – de 11 estados do País, atingindo um público de mais de quatro milhões de pessoas. Veja a relação completa das cidades que serão contempladas no site www.al.sesi.org.br.
TAGS:

Deixe o seu comentário