01/03/2013 18h28

Algás apoia projeto Acenda Uma Vela; cinema itinerante gratuito que chega neste sábado às comunidades

Projeto é desenvolvido pela ONG Ideário

Projeto Acenda uma Vela levará cinema gratuito ao ar livre para as crianças, os jovens e os adultos

Assessoria/Algás

A partir do próximo dia 02 de Março, o projeto Acenda Uma Vela, realizado pela ONG Ideário com apoio da ALGÁS – Gás de Alagoas S.A, dará início à sua 6ª edição. Tendo as margens da Lagoa Mundaú e do Rio São Francisco e as praias alagoanas como salas de cinema e as velas das embarcações como telas de exibição, o projeto funciona como um cinema itinerante gratuito.

Fortalecendo ainda mais o objetivo de democratizar o acesso às produções que não estão dentro do circuito comercial, a curadoria do Acenda Uma Vela decidiu, nesta edição, exibir apenas produções alagoanas. A exibição contará com curtas e médias-metragem, videoclipes, videoarte e fotografias de artistas e cineastas alagoanos.

Entre os meses de março e abril, serão realizadas oito sessões, todas elas gratuitas, divididas pelas velas de embarcações em Piaçabuçu, Barra de Santo Antônio, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Coqueiro Seco, Riacho Doce, Marechal Deodoro e na capital Alagoana, Maceió.

Segundo a descrição da página do projeto nas redes sociais, o Acenda Uma Vela “É um cinema muito especial: o piso é de areia branca, o teto é o céu estrelado, o ar-refrigerado é a brisa do Atlântico e na jangada parada, imagens em movimento”.

ALGÁS e o audiovisual

Nos últimos anos, o segmento cultural de produção audiovisual deixou de se destacar no Brasil somente de modo seletivo – resumido a eixo Rio-São Paulo – e passou a ter volume de produção em várias regiões, inclusive no nordeste. Em Alagoas, estado integrante dessa região, não tem sido diferente e a ALGÁS que há mais de dois anos tem apoiado diversas manifestações culturais realizadas no estado, acompanha de perto esse desenvolvimento.

Através de parcerias firmadas com os realizadores, a ALGÁS apoia as mostras de cinema alagoano como o Festival de Cinema de Penedo, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano, a Semana do Audiovisual e o projeto Acenda Uma Vela, sendo todas elas gratuitas e tendo cada uma suas particularidades e relevância no cenário audiovisual e na própria sociedade.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário