22/01/2013 10h35

Carnaval de Alagoas é tema de exposição no Linda Mascarenhas

Iniciativa inédita é parte integrante do Projeto IZP na Folia

Exposição está aberta à visitação no Espaço Cultural Linda Mascarenhas

Isaac Neves

Os admiradores das manifestações carnavalescas alagoanas têm agora a oportunidade de apreciar fotografias, máscaras, fantasias, telas, entre outras obras, reunidas num só local. A exposição Alagoas de Tradições e Ritmos é mais uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares com o objetivo de dar visibilidade às expressões culturais do Estado. A exposição está aberta à visitação no Espaço Cultural Linda Mascarenhas (Av. Fernandes Lima, nº 1047, Farol, ao lado do CEPA), de 21 de Janeiro a 28 de Fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 16h. A curadoria é de Persivaldo Figueirôa.

O bumba-meu-boi Gavião, do Vale do Reginaldo, e o Bicho do Jaraguá  também estão expostos. O ambiente conta com fundo musical com marchinhas, frevos, hinos e canções de compositores alagoanos. A iniciativa inédita é parte integrante do Projeto IZP na Folia, que inclui programação especial voltada ao tema através das emissoras do Instituto – Difusora AM, Educativa FM e TV Educativa de Alagoas.

Participam da mostra os artistas plásticos Achiles Escobar, Salles Tenório, Gil Lopes, Lula Nogueira, Gustavo Lima, Beta Bastos, Persivaldo Figueirôa, Acioli Júnior, Adriana Jardim, Rosivaldo Reis, Gorete Brandão, Gilberto de Tatuamunha, além de uma obra dos artistas falecidos Rosival Lemos e Edgar Bastos, e um quadro de autor desconhecido encontrado pelo carnavalesco Gil Lopes.

A mostra conta ainda com exposição fotográfica dos blocos carnavalescos Já Fui Bom Nisso e Ainda Sou, do SESC-AL, Turma da Rolinha, Maracatu Baque Alagoano, Filhinhos da Mamãe, Giz e Pó: Alegria Só, da Seresta da Pitanguinha e do Jaraguá Folia e da Liga dos Bumba- Meu-Boi de Alagoas.

TAGS:

Deixe o seu comentário