05/12/2012 7h51

Cinema no Balanço das Águas leva mundo do audiovisual para comunidades do Velho Chico

Participantes farão ainda visitas guiadas ao Barco Museu da Galeria Karandash apoiado pelo BNB e BNDES

Barco Karandash idealizados pelos artistas Dalton Costa e Maria Amélia Vieira leva cultura à população ribeirinha do rio São Francisco

Assessoria/BNB-Alagoas

Oficinas de fotografia, cinema e animação vão mobilizar as comunidades da Ilha do Ferro, Pão de Açúcar, Entremontes e Piranhas, nos próximos dias 6 a 12 de dezembro. Os participantes farão ainda visitas guiadas ao Barco Museu da Galeria Karandash, que possui aportará nas cidades ribeirinhas. Tudo isso é uma realização do Projeto Cinema no Balanço das Águas, do Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea, apoiado pelo Programa Banco do Nordeste de Cultura – Parceria BNDES.

O projeto, idealizado pelos artistas Dalton Costa e Maria Amélia Vieira, iniciou em 2008 como Museu no Balanço das Águas, recebendo também apoio cultural do Banco do Nordeste e BNDES. A ideia era levar uma coleção de arte popular e contemporânea itinerante a várias cidades localizadas nas margens do rio São Francisco, em um barco transformado em museu.

Deu tão certo que o projeto agora acrescenta outras linguagens artísticas, como a audiovisual e leva o cinema e a fotografia àquelas comunidades, carentes desse tipo de oportunidade.

Programação

As aulas serão ministradas pela arquiteta Rejeny Rocha, a própria Maria Amélia Vieira, os videoartistas Pedro Otávio Brandão, Glauber Rocha e Daniel Macedo, o fotógrafo Juarez Cavalcanti e o professor de animação Ricardo Elia.

Filmes clássicos e modernos do cinema nacional e internacional também serão exibidos durante a programação.

Programa Banco do Nordeste de Cultura/Parceria BNDES

O Programa é uma linha de patrocínio direto para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos, contemplando as áreas de música, literatura, artes cênicas, dança, artes visuais, audiovisual, patrimônio e artes integradas ou não-específicas.

A Edição deste ano do Programa bateu recorde de selecionados em Alagoas: foram 27 projetos alagoanos, quase cinco vezes o resultado da Edição 2005. Ao todo, o Programa já beneficiou 97 projetos culturais do Estado, com cerca de R$ 3 milhões.

Deixe o seu comentário