18/10/2012 10h43

Cavalhada representa folclore alagoano na Expoagro

Cavaleiros, lanças e muita tradição devem marcar o primeiro final de semana do evento

Cavalhada é uma festa cultural bastante popular na zona rural
Assessoria
O Parque José da Silva Nogueira (Pecuária) já está preparado para a 62ª edição da Expoagro. O evento, que traz uma vasta programação para seu público, começa com pé direito. Em seu final de semana de abertura, os visitantes poderão apreciar um pouco do folclore alagoano com a Cavalhada. Na noite do próximo domingo, dia 21 é a vez de Maceió dar espaço a essa disputa. A Expoagro vai mostrar que o evento vai além do agronegócio e também valoriza a cultura.

 Segundo Gláucio Macário, um dos organizadores da Cavalhada, esse tipo de manifestação cultural está bastante presente no Litoral e na Zona da Mata. Em Alagoas, a atividade foi adotada como componente do folclore do Estado. “A corrida é composta por 12 cavaleiros, divididos em dois grupos de seis. Cada grupo é identificado pelas cores azuis e vermelhas. Onde os cavaleiros tentam conseguir argolas, argolas estas que representam seus inimigos”, explica ele.

Odilon Marques Luz, membro da organização e participante ativo das cavalhadas, destaca o simbolismo representado nessas corridas: “A disputa simboliza a vitória dos cristãos (azuis) sobre os mouros (encarnados) e ao final é realizada outra corrida numa sequência de três pares. O primeiro representa a guerra, nesse momento, os cavaleiros surgem com um punhal cruzado; O segundo significa a paz, e os participantes surgem com lenços brancos na boca. Por fim, simbolizando a amizade, os cavaleiros aparecem abraçados”, afirma.

Representada pelos cavaleiros, a atividade é originária da Europa e teria chegado ao Brasil no ano de 1756. Desde então, ganhou espaço em vários territórios nacionais. Em cada estado em que está presente, a Cavalhada recebe características próprias sem perder a tradição. Gláucio aproveita para convidar a população em geral – Tanto os que apreciam quanto os que ainda não conhecem a Cavalhada – para prestigiar o folguedo.

Serviço

O que: Cavalhada

Quando: 21 de outubro, às 19h

Onde: Parque José da Silva Nogueira (Pecuária), Maceió -AL

TAGS:

Deixe o seu comentário