10/05/2012 8h31

Senac Alagoas prepara competidores para a Olimpíada do Conhecimento 2012

7ª edição será realizaada no período de 14 a 17 de novembro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo

Estudantes participam de treinamento para participar da Olimpíada do Conhecimento

Cristiane Calaça/Senac-AL

A  história do Senac no maior evento de educação profissional do País – promovido a cada dois anos pelo Senai – teve início em 2008, com a introdução de provas voltadas para ocupações comerciais, com a participação de 14 alunos nas categorias Cabeleireiro, Cozinha e Serviço de Restaurante. A competição foi realizada no Centro de Exposições da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Em 2010, a participação do Senac no evento cresceu. O Riocentro, no Rio de Janeiro, onde a Cidade Olímpica foi montada, recebeu 62 alunos do Senac em todo o Brasil que competiram, além das ocupações de 2008, também em Técnico em Enfermagem e Maquiagem.

Este ano, a sétima edição da Olimpíada do Conhecimento será realizada no período de 14 a 17 de novembro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, onde estarão reunidos mais de 700 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional do Brasil. O Senac estará representado em quatro ocupações: Cozinha, Serviço de Restaurante, Cabeleireiro e Técnico em Enfermagem. O processo de escolha dos competidores é acompanhado por especialistas, que avaliam cada etapa no cenário das atividades. Estes cenários reproduzem o ambiente de trabalho real, com ferramentas, equipamentos e situações correlatas à área avaliada.

Ao expor o talento de jovens estudantes, incentivar o desenvolvimento de competências e ensinar os alunos a superar desafios, a Olimpíada do Conhecimento é considerada uma das principais vitrines profissionais do País, reforçando a preocupação do Senac em melhorar a qualidade da educação profissional. Além de ser uma grande oportunidade para apresentar ao País novos talentos para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, os primeiros colocados da Olimpíada do Conhecimento – em cada ocupação – representam o Brasil na competição mundial de Formação Profissional, a WorldSkills.

Alunas do Senac Alagoas recebem treinamento intensivo para a competição

Alagoas participa pela primeira vez do evento e já iniciou o treinamento de quatro alunas na ocupação Técnico em Enfermagem, todas do Programa Senac de Gratuidade (PSG). “Elas foram selecionadas a partir de alguns critérios exigidos pelo evento, como a idade e o bom desempenho apresentado durante o curso. Após as avaliações, serão escolhidas duas dessas alunas que representarão o Regional na competição”, explica Eliene Sarafim, Delegada Técnica do Senac Alagoas e Júri Presidente da ocupação Tornearia CNC. Além de Eliene, compõem a equipe do Senac Alagoas na competição a avaliadora Magda Matos e as competidoras, ainda em seleção, Alinéia da Silva Souza, Jéssica da Silva Marques, Kananda Íris da Gama Silva e Tatiany Evelyn de Lima Pereira, todas com 19 anos.

O treinamento é realizado na Unidade Poço do Senac Alagoas, dentro do Laboratório de Enfermagem, e em hospitais e maternidades parceiros da instituição. Além das 4 horas diárias em sala de aula durante o curso, as alunas treinam por mais 6 horas, todos os dias, entre momentos de prática e teoria. No mês de maio, o treinamento também se estenderá aos sábados. “Levantamos as deficiências das alunas na prática e temos realizado avaliações de embasamento teórico com provas de índice. No dia 5 de julho, vamos decidir a dupla que vai competir”, antecipa a avaliadora Magda Matos, ao destacar o envolvimento de toda a equipe da área de Saúde do Regional-AL na preparação das candidatas.

Jéssica se considera uma grande vitoriosa. Selecionada pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), entre mais de mil concorrentes, ela diz que tudo parece um sonho. “Ser aluna do Senac já é uma grande conquista e poder representar a instituição numa competição desse nível é extraordinário. Sei que precisamos estudar muito, mas vamos cobrar ainda mais de nós mesmas a fim de trazermos a vitória”, anima-se.

Segundo a Delegada Técnica Eliene Sarafim, o Senac Alagoas tem buscado as condições essenciais a fim de que as alunas adquiram a vivência da estrutura a ser disponibilizada pela Olimpíada. “O treinamento é pesado, mas necessário. Estamos empenhadas e focadas na execução perfeita das provas. Afinal, assumimos o compromisso de conquistar a medalha para o Senac e trazê-la para Alagoas. Vamos lutar por isso”, ressalta.

Deixe o seu comentário