02/03/2012 8h10

Curta metragem “Cidadão de Papel” conquista o primeiro lugar em Festival de Literatura em Vídeo

Estudantes da Escola Conceição Lyra venceram o festival pelo segundo ano consecutivo

 

Equipe vencedora recebe o prêmio conquistado em nível nacional

 

Carmem Valéria/Grupo Carlos Lyra

 

Pelo segundo ano consecutivo, o curta metragem produzido por alunos da Escola Conceição Lyra é premiado nacionalmente. Este ano, “Cidadão de Papel”, baseado na obra do jornalista Gilberto Dimenstein conquistou o primeiro lugar na categoria Júri Popular do 2º Festival de Literatura em Vídeo realizado no Brasil, promovido pelas editoras Ática e Scipione. Vale salientar que essa categoria resulta da votação que ocorre unicamente pela internet.

A Escola Conceição Lyra é mantida pela Usina Caeté S/A, localizada no município alagoano de São Miguel dos Campos e pertencente ao Grupo Carlos Lyra, conglomerado que possui seis unidades industriais produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade, sendo três em Alagoas, duas em Minas Gerais e uma em São Paulo. O Grupo Carlos Lyra atua também nas áreas têxtil, pecuária e radiodifusão. A Escola Conceição Lyra é mantida desde a década de 60, onde cerca de 15 mil alunos já participaram do processo educacional.

A solenidade de premiação foi realizada no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo, no dia 16 de fevereiro. Participaram do evento os professores Salomão D’Luna, de Artes Cênicas e Jeane Cristina Rodrigues do Nascimento, de Língua Portuguesa, juntamente com os alunos Daiana Rocha, João Gabriel e Maria Alice. A viagem foi oportunizada pelos organizadores do evento e pela Usina Caeté S/A.

 

“Cidadão de Papel”, selecionado anteriormente entre os dez melhores inscritos por profissionais da Abril Educação, retrata a dura realidade vivenciada por pessoas vítimas de má distribuição de renda, que atinge principalmente crianças e adolescentes, relatando ainda os maus tratos cometidos contra idosos no Brasil.

“Nosso vídeo foi novamente o único a representar a região Nordeste. Essa conquista muito nos estimula a produzir cada vez mais”, relata a diretora Betânia Costa Leite.

Na avaliação do professor Salomão D´Luna, o curta reflete todo o investimento que é feito na escola em arte. “Exportarmos produtos de boa qualidade, mostrando a riqueza cultural alagoana”, destaca.

“Foi gratificante ver nos olhos de cada aluno o deslumbramento com toda aquela produção e mais ainda, a grande expectativa no momento de divulgação e a emoção com o resultado apresentado, para nós, vencedores no Júri Popular. Fruto de um trabalho sério, de incentivo à leitura, fazendo valer a função social da escola “formar cidadãos aptos a ler, escrever, interpretar e se posicionar diante das várias situações de comunicação na sociedade”, salientou a professora Jeane Cristina Rodigues.

Na oportunidade, a estudante Maria Alice destacou seu agradecimento à escola pela oportunidade de desfrutar do que os livros têm de melhor, fazendo-a mergulhar no mundo da imaginação, vivendo o verdadeiro sentido da leitura e que através da arte poder desenvolver seu talento.

Programação cultural - durante a estadia em São Paulo, os professores e os alunos participaram de um curso de cinema, ministrado pela produtora Mixer, cuja temática principal foi a adaptação de uma obra literária para o cinema. O curso, realizado no auditório do hotel Golden Tulip Plaza, apresentou várias cenas dos filmes Besouro, baseado no livro Feijoada do paraíso, de João Daniel, Carandiru, da obra literária de Draúzio Varela, entre outros.

Para o aluno João Gabriel, o curso foi muito valioso para sua formação, além de ser uma troca de experiências com a cultura de outros Estados, pois durante a realização do evento, alunos e professores finalistas tiveram a oportunidade de se conhecer, sendo as apresentações conduzidas pela equipe organizadora do festival.

A direção da Escola conceição Lyra, aproveitando a oportunidade, programou ainda uma série de visitas a pontos turísticos de São Paulo, como o Museu da Língua Portuguesa, a Galeria do Rock, Igreja da Sé, Masp, Zoológico e a famosa rua 25 de Março.

A estudante Daiana Rocha ressaltou que a viagem ficará marcada para o resto da sua vida, pois trouxe uma experiência extraordinária de aprimoramento nas atividades artísticas, “principalmente, na música e no cinema, desafio que lhe proporcionou excelente resultado”.

“Nossas bagagens, literalmente, voltaram cheias de conhecimento cultural, de aperfeiçoamento quanto ao trabalho cinematográfico, alegria em conhecer pessoas que realizam um trabalho tão bom quanto o nosso, satisfação em mostrar nossa cultura para outros Estados, prazer em divulgar os talentos existentes na Escola Conceição Lyra. O prêmio nos deu a certeza que estamos no caminho certo. O reconhecimento surge de um trabalho de incentivo à leitura e valorização à cultura que a escola desenvolve ao longo dos anos”, finalizou a professora Jeane Cristina.


Deixe o seu comentário