17/02/2012 11h22

Emissoras do IZP no carnaval da capital e do interior vão mostrar frevo, sambas e marchinhas

Emissora vai percorrer o Litoral Norte e Sul do Estado com destaque para as cidades de Maragogi, Barra de São Miguel e Pontal do Coruripe

 

 

Emissoras do IZP caem na folia e vão cobrir a maior festa popular na capital e no interior

 

Iranei Barreto/Assessoria

 

Depois da cobertura das prévias carnavalescas da capital, as emissoras do Instituto Zumbi dos Palmares(IZP) acompanham agora a movimentação do carnaval alagoano na capital e interior do Estado, com flashes ao vivo trazendo informações sobre a movimentação nas estradas, o termômetro da alegria dos foliões e pontos de maior movimentação. Além disso, às rádios Educativa FM e Difusora AM exibirão repertório musical com frevos, sambas e marchinhas que embalam os bons carnavais.

De acordo com o diretor da Rádio Difusora AM, Afrânio Godoy, a equipe da emissora vai percorrer o Litoral Norte e Sul do Estado com destaque para as cidades de Maragogi, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Praia do Francês, Barra de São Miguel e Pontal do Coruripe. “Além de conferir o carnaval do interior, vamos ainda acompanhar as Escolas de Samba de Maceió que desfilam neste sábado (18) na Avenida Antônio Gouveia, com concentração na Praça Multieventos na Pajuçara”, observa, lembrando que a equipe formada por 16 profissionais vai acompanhar blocos que saem na Capital alagoana.

De acordo com a diretora da TV Educativa de Alagoas, Clarissa Veiga, a emissora também vai estar presente no carnaval do interior com flashes, destacando peculiaridades dos nossos blocos e contando um pouco da história do carnaval em cidades como Barra de Santo   Antônio, Paripueira, Murici, União dos Palmares, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro e em Maceió. A equipe da TVE vai gerar ainda matérias para o jornalismo da TV Brasil.

A TVE exibe ainda reedição do documentário “IZP na Folia: Histórias de Carnaval”, que traz novas imagens do Jaraguá Folia e do Pinto da Madrugada, e faz uma homenagem ao ex-coordenador do bloco Pinto da Madrugada, Marcial Lima, falecido em setembro de 2011, e a atriz e carnavalesca Anilda Leão, falecida recentemente. O documentário vai ao ar nesta sexta-feira (17), às 19h; no sábado (18), às 13h; e na quarta (19), às 11 horas.

Os telespectadores podem ainda acompanhar programas especiais de carnaval que serão veiculados pela Rede Pública de Televisão, que em Alagoas é retransmitida pela TVE. Os programas são um verdadeiro desfile da história sobre os blocos e escolas de samba do Brasil.

Multicultural - E para os ouvintes que buscam durante o carnaval uma programação alternativa, a Rádio Educativa FM estará entre os dias 18 e 21 fazendo a cobertura do Garanhuns Jazz Festival, com flashes ao vivo, à noite, direto do local do evento. De acordo com o diretor da Educativa FM, Ricardo Teles, a emissora estará durante o carnaval com  programação musical de altíssima qualidade trazendo sambas, frevos e marchinhas compostas e interpretadas por grandes nomes da nossa música.

Campanha  - As iniciativas fazem parte da campanha “IZP na Folia”, que tem por objetivo contribuir, abrir espaço e apoiar as manifestações culturais que acontecem no período carnavalesco em Alagoas. A campanha está em sua segunda edição e vem acontecendo desde o dia 30 de janeiro, numa parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e apoio da Ornato Box.

Também faz parte da iniciativa a realização da série de programas especiais “IZP na Folia: Revivendo o Carnaval de Edécio Lopes”, que foi ao ar pelas rádios Educativa FM e Difusora entre os dias 30 e 10 deste mês, com entrevistas, bate-papo e muita música da época.

Ainda como parte das ações do projeto “IZP na Folia”, tanto a rádio Difusora com a Educativa FM estão desde o dia 30 de janeiro exibindo institucionais sobre histórias de carnaval. Veiculando hinos e sambas-enredos dos blocos e escolas de samba de Alagoas; Além do “IZP na Folia: Dicas da Caralâmbia”, com alerta para os pais e filhos se protegerem durante os festejos de Momo.

 

Deixe o seu comentário