29/01/2013 9h40

Construção civil: Sesi e parceiros combatem o uso de drogas

Sesi, V2 Construções, Ademi e Fórum Permanente de Combate às Drogas unem forças e alertam os trabalhadores


Peça teatral alerta trabalhadores para o perigo das drogas

Assessoria

O alcoolismo e o consumo de drogas como o crack por trabalhadores da construção civil têm causado grandes prejuízos para o setor no Estado. Mas um trabalho pioneiro tem mostrado que o problema pode ser combatido com o envolvimento da empresa, parceiros, colegas de trabalho e famílias.
O Serviço Social da Indústria (Sesi), a V2 Construções, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e o Fórum Permanente de Combate às Drogas uniram forças para alertar os trabalhadores e seus familiares sobre os malefícios das drogas e estimular a prevenção.
No último sábado (26), um grupo de trabalhadores da V2 Construções, juntamente com seus filhos e esposas, participaram de um evento em família no Centro Cultural Sesi, na Pajuçara. Enquanto eles assistiam a um filme e debatiam a questão das drogas no Cine Sesi, os filhos e esposas assistiam a apresentações no teatro, ao lado, e também foram alertados sobre o perigo das drogas.
“O alcoolismo e o crack são uma realidade que afeta a produtividade e a segurança de profissionais considerados excelentes. Além disso, muitos faltam às segundas-feiras e quando chegam para trabalhar estão com um hálito forte. Quando o problema é com um familiar, a cabeça fica perturbada. Por isso, é importante sensibilizar também a família”, disse o engenheiro Rodrigo Maya Gomes, da V2.
O gerente de Saúde e Segurança no Trabalho do Sesi, Eduardo Andrade, afirma que o projeto desenvolvido com a V2 Construções é pioneiro e que há intenção de levá-lo para outras indústrias da área de construção civil no sentido de frear o consumo de drogas nos canteiros. Segundo ele, foi criado um comitê na empresa, formado pelos parceiros e por trabalhadores.
Com esse comitê, explica a assistente social do Sesi Jacione dos Santos, o projeto “Capacitando Lideranças no Combate às Drogas”, vencedor do Edital Sesi de Inovação 2011, desenvolvido com o apoio técnico e financeiro do Sesi Nacional, terá continuidade na empresa. “O objetivo dessas ações é estimular os trabalhadores a ocuparem seu tempo com atividades que os afastem do mundo das drogas”, disse.
“Esse projeto demonstra uma evolução, pois trabalha o colaborador da indústria e a família. É algo inovador em termos humanitários e representa também mais qualidade de vida e a responsabilidade social no seu nível maior. Ele ensina o trabalhador a dizer não [às drogas] e a procurar socorro. É fantástico salvar vidas e mostrar que existe esperança”, frisou Noélia Costa, do Fórum de Combate às Drogas.
Logo depois do filme “O Vencedor”, houve um momento de debates e testemunhos no cinema do Centro Cultural Sesi. “Para quem é mãe esse projeto é um exemplo, uma bênção. O mundo das drogas não leva a nada. Eu converso muito com o meu neto, mostrando a ele o que é certo e o que é errado”, contou a dona de casa Maria da Silva, ao lado do esposo, o pedreiro Amaro de Oliveira.
TAGS:

Deixe o seu comentário