24/10/2016 11h47

Caravana da Ciência e Tecnologia reúne cerca de 10 mil pessoas em Alagoas

Municípios de Maceió, São Luis do Quitunde, Branquinha, Rio Largo e Palmeira dos Índios foram atendidos

Caravana da Ciência levando conhecimento para novas comunidades

Um ônibus cheio de conhecimento nas malas, além de muita vida viva e respirações harmônicas nas cadeiras, todas em torno de um objetivo comum. A Caravana de Ciência e Tecnologia de Alagoas 2016, soube ensinar e soube viver, ser feliz, se divertir. “Essa Caravana, que iniciou no evento de comemoração dos 25 anos da Usina Ciência, superou as expectativas. Quase dez mil pessoas participaram das oficinas realizadas nos municípios de Maceió, São Luis do Quitunde, Branquinha, Rio Largo e Palmeira dos Índios”, afirmou Lenilda Austrilino, coordenadora da Caravana em Alagoas.

As oficinas de dança tirando o fôlego das meninas, fazendo sonhar os meninos; o gerador de Van de Graaff eletrizando pelos e estimulando palmas; o Planetário e a viagem imagética dos  astros; centenas de olhos nos telescópios apontados para Saturno, para Vênus. Até mesmo mirando as crateras da lua na praia de Tabuba, antes de pouso para, no outro dia cedinho, pegar a estrada.

Quase dez mil pessoas em cinco dias de caravana. A presença do coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Douglas Falcão. O apoio da mídia. Um sucesso. Acesse a página para ver as imagens https://www.facebook.com/caravanaciencia2016/?pnref=story.

Em São Luis do Quitunde a receptividade calorosa do professor Gin Santos, coordenador da Caravana no local- orientando, traçando o perfil do público- por vezes, arredio, mas sempre intenso. A presença de alguns alunos que ficaram do início até o fim da Caravana na cidade, percorrendo as oficinas, conversando com os coordenadores cativando, emocionando.

Em Branquinha a prefeita Ana Renata da Purificação participou ativamente das atividades. Desde a eletrização de seus cabelos no gerador de Van de Graaff até a última sessão do planetário. Foi uma das últimas participantes a ir embora da escola municipal que ela mesma construiu após a cheia de 2010 – uma escola espetacular, a Demócrito José.

Em Rio Largo, a presença do coordenador nacional da semana Douglas Falcão, vindo a Maceió especialmente para a Caravana deu o tom da credibilidade do evento, em Brasília. Escola cheia, com a presença de Rosane Vilela e Francisco Passos, da Famed.

Em Palmeira dos Índios, o evento foi marcado pela profusão de público. É que vários colégios foram contatados e muitos ônibus aportaram no instituto. Parecia não acabar mais.  A apresentação das atividades de Física aconteceu num auditório, dando grandiosidade aos experimentos.

O Coordenador local do evento, professor concursado do IFAL, Leonardo Vieira, que já tinha sido integrante de outras edições da Caravana, esteve presente em todos os momentos do projeto itinerante na cidade. O evento também contou com a receptividade calorosa da diretora do IFAL, Ana Quitéria. Isso é uma parte do todo.  Lenilda já se organiza para 2018. E o tema é matemática.

Deixe o seu comentário