21/06/2016 14h59

Hospital do Açúcar obtém saldo positivo em campanha realizada para doação de sangue

Hospital do Açúcar, em parceria com o Hemoal e o Pró-Medula Alagoas, realizou uma campanha em prol da doação de sangue e medula óssea na unidade de banco do sangue da própria instituição.

Equipe do Pró-Medula engajada na campanha de doação de sangue

Nos últimos dias 14 e 15, o Hospital do Açúcar, em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e o Pró-Medula Alagoas, realizou uma campanha em prol da doação de sangue e medula óssea na unidade de banco do sangue da própria instituição.

A ação contou com o apoio do Laboratório Neolab e abrangeu a campanha nacional Junho Vermelho, lançada pelo Ministério da Saúde. A programação contou com a presença do Coral Vida e Arte, do próprio Açúcar, que fez uma apresentação especial em clima junino, e do Clube de Doceiras de Maceió, que ofereceu lanches para todos os doadores que compareceram.

Segundo Verônica Salgueiro, assistente social do Hemoal, responsável pela captação de doadores voluntários no Hospital, nos dois dias de campanha, 61 voluntários que se apresentaram estavam aptos a doarem sangue e 23 pessoas aptos a doarem medula óssea, mostrando-se satisfeita com o resultado. “Pelo limite de atendimentos, tivemos um balanço positivo, foi uma excelente oportunidade para divulgarmos que existe uma unidade de coleta e transfusão no hospital do Açúcar”, reiterou a assistente social.

Para Socorro Lima, médica e coordenadora do Banco de Sangue da Unidade, além da doação, é fundamental esta consciencização por parte da população. “Esse apelo é sempre importante porque sensibiliza as pessoas para que possamos manter as transfusões necessárias”, frisa a coordenadora.

Solidariedade

Nas últimas semanas algumas mobilizações foram realizadas nas redes sociais por conta do baixo estoque de doação sofrido pelo Hemoal, relata Verônica. Ela contou que casos críticos foram compartilhados, pessoas se solidarizaram e aos poucos o estoque vem sendo reposto.

E foi por meio desses veículos e campanhas via internet, que integrantes do Clube das Doceiras articularam junto ao Hospital, Hemoal e o Pró-Medula, para que houvesse uma ação mais abrangente. E devido ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o período do ultimo dia 14, foi escolhido para a realização da ação.

De acordo com Elaine Miranda, integrante do Clube, as notícias sobre a baixa no estoque de sangue sensibilizaram o grupo e a doação de lanches serviu como uma ideia para estimular mais pessoas a doarem sangue e medula. “Com as notícias que acompanhei, tive a ideia de organizar o grupo para oferecer os nossos lanches para quem doasse. As meninas toparam e começamos a organizar a nossa parte para os dois dias de campanha”, explica.

Doações

A doação de sangue e o cadastro para doação de médula podem ser feitos durante todo ano na unidade do Hospital do Açúcar. Basta comparecer ao Banco de Sangue da instituição, localizado próximo ao ambulatório SUS, no horário da manhã, das 07h às 11h, de segunda a sexta-feira, com documento oficial em mãos. O doador deve ter entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 Kg, estar saudável e se dispor a salvar vidas através da doação de sangue ou medula óssea.

Mais informações pelo telefone (82) 32180242.

TAGS:

Deixe o seu comentário