Agência Alagoas
Atendimento à população, fiscalização de denúncias, bate-papo e conscientização sobre os interesses do consumidor estão entre os objetivos de uma campanha que o Procon/AL promove a partir desta terça-feira (15). Com ações focadas em Alagoas, a I Semana do Consumidor será realizada até a quinta-feira (17). A ação é em homenagem ao Dia Internacional do Consumidor.
A “Semana do Consumidor” visa aproximar o cidadão para orientá-lo e informá-lo acerca de seus direitos como consumidor, por meio de palestras, banners, vídeos informativos e cartilhas.
O ambiente será dividido em três espaços: um para a realização de um bate-papo (com temáticas diferentes como: turismo, cinemas, direitos do idoso, entre outros), outra para a realização de atendimento (orientação individual) e outra para a abertura de reclamação/denúncia.
“Preparamos uma programação especial para atender todo o público. Consumidores, fornecedores e estudantes podem tirar suas dúvidas no nosso estande, além de assistir minipalestras e conferir vídeos com direitos básicos do consumidor”, destacou Flávia Cavalcante, superintendente do órgão.
A acessibilidade também é um dos focos da ação. Na quarta-feira (16), a partir das 15h, os coordenadores da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC) vão discutir assuntos referentes à Lei de Acessibilidade, no intuito de orientar principalmente os lojistas sobre a importância de adaptações para deficientes.
A ideia principal da campanha é deixar o consumidor confiante e ciente de seus direitos de maneira prática, para evitar constrangimentos e saber quando e como deve reclamar quando sofrer alguma prática irregular.
“Queremos disseminar de forma dinâmica as leis do Código de Defesa do Consumidor, de maneira clara e objetiva, e fazer com que o consumidor se interesse pelo tema e confortável para tirar todas as suas dúvidas”, concluiu Flávia.
A campanha que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de março será realizada no Maceió Shopping, no estande em frente à Renner, andar térreo, das 10h às 22h.