15/02/2016 8h04

Procon orienta consumidores a livrar-se das contas de início de ano

Orientação da instituição é que o consumidor faça planejamento e controle de gastos

Planejamento e controle de gastos ajudam na hora de manter as contas em dia

O início do ano é uma época de gastos extras para o consumidor, como o pagamento das compras de Natal, gastos com férias, impostos, matrícula e material escolar dos filhos, além do carnaval. Por conta disso, o Procon Alagoas dá algumas dicas para evitar passar sufoco nesse período.

Não são todos que conseguem fazer uma reserva financeira e um planejamento para evitar as dívidas. Com o início do ano e a época de renovar, o ideal é sempre o planejamento e controle de gastos. (cortar o desnecessário).

“Separar uma quantia por mês já para futuras compras é uma das orientações que damos ao consumidor para ficar no ‘azul’. Se houver uma boa administração, as despesas podem ser controladas e as contas mantidas sempre em dia”, explicou a superintendente do órgão, Flávia Cavalcante.

Confira mais algumas orientações para passar o ano com as contas em dia:

 

Pague à vista


Dê preferência ao pagamento à vista e aproveite os descontos que são oferecidos na maioria das vezes. Caso não tenha dinheiro guardado, inicie um planejamento, guardando todo mês um determinado valor, para quitar as dívidas no próximo ano sem passar aperto.

 

Corte as compras supérfluas


Uma boa dica para os consumidores e principalmente para quem vive no “vermelho” é cortar os gastos desnecessários e evitar comprar de maneira impulsiva.

 

Renegocie as dívidas


Se as dívidas estão prejudicando o orçamento, o ideal é uma renegociação da dívida com o credor, contratando uma nova forma de pagamento que melhor encaixe ao orçamento doméstico.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário