20/08/2015 11h52

Braskem leva atrações interativas à Virada Sustentável 2015

Instalações, shows e espetáculos teatrais discutirão questões como água, consumo consciente e inovação

Braskem na Virada Sustentável 2015

Pelo quinto ano consecutivo, a Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, patrocina a Virada Sustentável, evento que acontece em São Paulo de 27 a 30 de agosto. Nesta edição, a companhia apresentará ações interativas unidas pela temática água, ressaltando a importância do uso consciente dos recursos hídricos, da mobilização e da educação para a sustentabilidade.

No total, a Braskem apresenta quatro atrações em diferentes espaços da cidade. No Parque Villa Lobos, será instalada uma piscina de bolinhas para adultos, o espaço Mergulhe Nesta. Com mais de 40 mil bolinhas, o espaço promete surpreender na abordagem para sensibilizar sobre a importância da preservação da água. Ao ‘mergulhar’ na temática, os visitantes poderão compartilhar as fotos do espaço nas redes sociais com a hashtag #mergulhenesta. No mesmo local estarão expostas diversas soluções em plástico para a melhor gestão dos recursos hídricos e que podem ser aplicadas no dia a dia, como as cisternas e tubos. O ambiente será aberto ao público e funcionará no sábado (29) e no domingo (30), de 9h às 18h.

A Braskem também apresentará no Villa Lobos o projeto Água, Arte e Sustentabilidade, composto por exposição de obras de arte popular brasileira e espetáculo teatral, que trata de forma lúdica o tema da água. Sob uma tenda de 250m², é possível adentrar o universo aquático, composto por obras de artistas populares brasileiros, vídeos, iluminação e música especialmente elaborados para ao encenação. A iniciativa é uma parceria entre as empresas Art Unlimited e Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas e contará com apresentações nos dias 27 e 28 (quinta e sexta), às 11h e 15h, e nos dias 29 e 30 (sábado e domingo), às 11h, 15h e 17h.

Em parceria com o coletivo Floresta Urbana, a companhia patrocinará ainda a iniciativa Mosaicos Vivos, que tem o objetivo de promover e reforçar a interação entre a cidade e a natureza por meio de intervenções artísticas. Utilizando um paredão de 400 metros no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, será erguido um mural ornamentado com plantas, como um jardim vertical, de 60 m². Para a montagem dos painéis, o projeto conta com a colaboração de 180 alunos voluntários de ETECs da região, já previamente capacitados por meio de oficinas.

Completando a intervenção urbana, serão feitos ainda grafites e haverá projeções de curtas e documentários com a temática socioambiental.

Por fim, a companhia apoiará o projeto Reciclo Musical, cujo objetivo é fazer com que a população vivencie, por meio da realização de shows e narrações de histórias, o significado e a prática da sustentabilidade em suas vidas. A programação terá início durante a Virada (dias 29 e 30 de agosto), às 16h, na Praça Vitor Civita, e seguirá ao longo do ano como uma continuidade da Virada Sustentável.

 

“A Braskem tem orgulho de participar da Virada por ser um evento que reflete uma dinâmica muito interessante de organização social. Temos diversos desafios a superar, mas somente com apoio mútuo – governo, empresas e cidadãos – conseguiremos estabelecer uma sociedade melhor. O momento para agirmos é agora”, Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

 

Serviço

Mergulhe Nesta

Local: Parque Villa Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto dos Pinheiros

Data: 29 e 30/8 – de 9h às 18h

 

Água, Arte e Sustentabilidade

Local: Parque Villa-Lobos – a tenda estará instalada na entrada principal do parque – Espaço Esplanada

Data: 24, 25 e 26/08 e 01 e 02/09 – Às 09hs e às 14hs / 27 e 28/8 (quinta e sexta) – às 11hs e às 15hs / 29 e 30/8 (sábado e domingo) – às 11h00 / às 15hs/ às 17hs

 

Mosaicos Vivos

Local: Rua Butantã, nº68, Pinheiros (Fachada lateral do edifício da Previdência Social)

Data: 28 e 29/8 às 14h

 

Reciclo Musical

Local: Praça Vitor Civita – Rua Sumidouro, nº 580 – Pinheiros

Data: 29 e 30/8 às 16h

 

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um festival anual de mobilização e educação para a sustentabilidade, que envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Em sua primeira edição, em 2011, a Virada reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações distribuídas em 78 espaços. No segundo ano, com ações e atrações em todas as regiões da cidade, a Virada se democratizou, reunindo em torno de 740 mil pessoas em 612 atividades gratuitas localizadas em 149 locais. Em 2013, o evento reuniu 695 atrações e atividades distribuídas em 152 locais de São Paulo, com público aproximado de 800 mil pessoas. Já em 2014, o evento reuniu 715 atrações e atividades distribuídas em 155 locais, com público aproximado de 900 mil pessoas. www.viradasustentavel.com 

TAGS:

Deixe o seu comentário