24/03/2015 9h58

Espetáculo infantil ensina práticas sustentáveis a alunos de escola estadual

Crianças interagiram e aprenderam com as aventuras de “Etzito – Um Amigo de Outro Planeta”

 

Crianças alegres com espetáculo infantil

Petrônio Viana

ASCOM – FTV

Em comemoração pela passagem do Dia Mundial da Água, mais de 150 alunos da Escola Estadual Ladislau Neto, no bairro de Jaraguá, em Maceió, puderam se divertir e aprender sobre a importância da preservação do meio ambiente e adoção de práticas sustentáveis em duas apresentações do espetáculo infantil “Etzito – Um Amigo de Outro Planeta”, baseado no livro infantil da escritora paulista radicada em Alagoas Adriana Manolio.

As apresentações aconteceram na sexta-feira (20) e nesta segunda (23), dentro da programação da Fundação Teotônio Vilela para a Semana da Água, a partir de convênio com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O espetáculo, apresentado pelos contadores de histórias Flora e Alecrim, conta as aventuras de Etzito, que, após a destruição de seu planeta pela poluição, torna-se um Agente Interplanetário de Despoluição Ambiental e começa a ajudar os humanos a preservar a Terra.

Entre as lições de sustentabilidade, os alunos, com idades entre 6 e 16 anos, puderam interagir e receberam orientações sobre os cuidados com a água e as plantas, a separação e reciclagem do lixo e a importância de manter limpas as praias e florestas. O espetáculo conseguiu prender a atenção das crianças, que fizeram a festa com a chegada de Etzito. Todos receberam também o gibi “As Aventuras de Etzito em Maceió”, que, além da história em quadrinhos, traz atividades educativas e exemplos de boas práticas ambientais.

Na avaliação da coordenadora da Escola Ladislau Neto, professora Alcione Falcão Acioly, o espetáculo conseguiu despertar a consciência dos alunos para a preservação do meio ambiente. “É um espetáculo muito atrativo, em uma linguagem que as crianças compreendem, e sobre um tema atual, que é o cuidado com a natureza. O uso correto da água, evitando o desperdício e a poluição, deve ser uma prioridade para todos nós, para nossa sobrevivência”, disse a professora.

A diretora-presidente da Fundação Teotônio Vilela, Janice Vilela, destacou o empenho da entidade em ações educativas, voltadas à preservação do meio ambiente e perpetuação do ideário de liberdade do Menestrel das Alagoas por meio das novas gerações. “Somos guardiões da memória de Teotônio e buscamos a todo custo chegar às crianças com uma linguagem lúdica e uma mensagem de esperança no futuro. Nesse sentido, a preservação ambiental aparece como peça fundamental, somente possível pela conscientização das gerações que, em breve, estarão conduzindo os rumos de Alagoas e do Brasil”, destacou a presidente.

Ainda dentro da programação para a Semana da Água, o espetáculo “Etzito – Um Amigo de Outro Planeta” será apresentado novamente no próximo dia 26, a partir das 13h, na Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), localizada na rua Roberto Simonsen, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió.

Espetáculo Infantil apresenta as crianças como preservar água para a sustentabilidade do meio ambiente e da espécie humana

 

 

Deixe o seu comentário