19/08/2014 8h39

Sesi e usina transformam vidas com Educação de Jovens e Adultos

Esforço e perseverança de alunos e colaboradores da EJA da Usina Santo Antônio foram recompensados

Jovens e adultos recebem certificado de conclusão de 1º grau
Com o objetivo de elevar a escolaridade dos trabalhadores da indústria, o Serviço Social da Indústria (Sesi) já realizou a implantação de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em diversas empresas do setor industrial, contabilizando, até o momento, 1.110 atendimentos no ano de 2014.
Na última sexta-feira (15), o esforço e perseverança de alunos e colaboradores da EJA da Usina Santo Antônio foram recompensados. Onze alunos da turma de 2011 receberam certificados de conclusão do 1º segmento do programa, que corresponde ao período da primeira à quarta série do ensino fundamental.
“Essa conquista foi fruto de muita luta. Desde 2011 que tentávamos ajudar os alunos a conciliar o trabalho e os estudos, o que é muito complicado. Mas, hoje, eles aprenderam a ler e escrever, conquistando a própria independência. Tinha relatos de alunos que não conseguiam sequer utilizar o caixa eletrônico, hoje isso mudou. Ver essa turma se formar me faz sentir realizada, ver que todo o nosso trabalho deu certo, eles são vencedores”, disse Jaudete Cândido Barbosa, supervisora das turmas.
Os concluintes da turma de 2011 já estão matriculados para o 2º segmento do curso e mostram-se ansiosos pelo início das aulas. Uns já até fazem planos para o ensino superior. “Quero, primeiramente, agradecer a Deus, às professoras e ao Sesi, que nos concederam esta oportunidade. Estamos nos formando, isso é um grande passo. Quando fiquei sabendo que o curso iria continuar, fiquei muito feliz, pois graças a ele, hoje, consigo pensar em algo maior, como uma faculdade, por exemplo. Agora já temos possibilidade de fazer o que não podíamos”, relatou o aluno Francisco Silva.
José da Silva, também aluno da EJA, manda um recado aos companheiros de trabalho na usina. “Eu não sabia ler, nem escrever, hoje eu posso. Recomendo aos colegas que voltem às aulas e estudem, vamos buscar cada vez mais conhecimento. Finalmente, eu estou podendo tirar minha carteira de habilitação, o que vai me ajudar no trabalho, pois a empresa exige esse documento”, disse ele.
Solange Alves, professora da EJA, diz que o sucesso dos alunos é a sua recompensa. “É muito gratificante saber que a turma começou do zero e fomos nós que ajudamos a mudar isso”, disse a professora.
A coordenadora do projeto, Nezilda Pauferro, exalta a importância de projetos com a Educação de Jovens e Adultos. “Quando o aluno da EJA se dedica e consegue passar para outro segmento, é porque ele entendeu a necessidade de ter o conhecimento. Conhecimento independe da sua profissão, ou cargo que ocupa. Quando se tem conhecimento, as portas se abrem. Não existe tempo certo para estudar, isso vai depender das oportunidades ofertadas”, diz ela.
Betânia Toledo, gerente executiva de Educação do Sesi, lembra que as indústrias também já perceberam a importância da EJA. “As empresas já perceberam que, para seu próprio benefício, é importante apoiar o desenvolvimento dos funcionários. Hoje, vivemos no mundo da tecnologia. Para se integrarem a esse mundo, as pessoas precisam se educar”.
Com a conclusão dessa etapa, esses 11 alunos estarão se unindo a outros 30, que nesta segunda-feira, dia 18, iniciam as aulas do 2º segmento. No mesmo dia, terão início as aulas de 30 alunos matriculados no 3º segmento. Para suprir essa demanda, novos professores serão selecionados e contratados pelo Sesi.
TAGS:

Deixe o seu comentário