04/08/2014 10h43

Quatro mil alunos vão a preparatório para o Enen no Agreste

Em todo o Estado, mais de 26 mil alunos do Ensino Médio da rede pública estadual se preparam para concorrer a vagas no ensino superior

Alunos se preparam para o Enen

Ricardo Rodrigues/Secom

Quatro mil alunos de escolas públicas estaduais de Arapiraca e municípios vizinhos participam, desde julho, de um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão aplicadas em novembro em todo o Brasil. Uma parceria entre a rede pública estadual e a Escola Satélite (empresa do Grupo Abril Educação), o Pré-Enem tem como objetivo preparar mais de 26 mil alunos do ensino médio de 181 escolas da rede estadual para o exame, e, consequentemente, para a inserção nas melhores universidades públicas do país.

As atividades são realizadas no contraturno das aulas regulares duas vezes na semana ou aos sábados. Ministradas via satélite, as aulas acontecem às segundas e quarta-feiras e também aos sábados, perfazendo um total de 360 horas de transmissão.

O conteúdo é repassado por professores especializados nas provas do Enem e os alunos podem fazer perguntas que são enviadas por e-mail aos educadores virtuais, que respondem aos questionamentos em tempo real.

Contextualizada

Em Arapiraca, na Escola Lions Club, cerca de 130 alunos estão fazendo o Pré-Enem. De acordo com a diretora-adjunta Jussara Calixto, são duas turmas durante a semana e outras duas aos sábados.

“As aulas da manhã começam às 8 horas e vão até as 11h30, com meia hora de intervalo. As aulas da tarde vão das 14 às 17h30, também com meia hora de intervalo”, explicou Jussara, acrescentando que, aos sábados, as turmas têm aulas pela manhã e à tarde.

A metodologia recebe elogios dos professores da unidade de ensino.“O curso é tão interessante que está atraindo a atenção até dos alunos iniciantes do ensino médio,mas a prioridade é para quem está matriculado no terceiro ano”, observou o professor Lucas Ferro.

Para as amigas Vanessa Teixeira e Evelin Maira dos Santos, ambas com 18 anos, as aulas do Pré-Enem, além de atrativas e atualizadas, são contextualizadas. “Os assuntos abordados estão sempre relacionados com os últimos acontecimentos”, afirmou Vanessa.

“As aulas de português, matemática, ciências e redação estão sempre focadas nos eventos e acontecimentos que estamos vivendo”, destacou Evelin. “Isso é bom porque desperta ainda mais o nosso interesse”, complementou.

Já na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Lagoa da Canoa, foram formadas duas turmas que somam 80 alunos. “Além disso, estamos abrindo também, no início de agosto, outra turma aos sábados, para atender quem estuda à noite e aqueles que trabalham de manhã ou à tarde, no contraturno das aulas regulares”, informou a diretora adjunta Conceição Oliveira.

TAGS:

Deixe o seu comentário