06/06/2014 13h24

ViraVida participa de campanha internacional contra a exploração sexual

‘Não Desvie o Olhar’ visa a sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes ligada a eventos esportivos

Campanha de conscientização Pelos Direitos da Crianças
“Não Desvie o Olhar” (Don’t Look Away, em inglês) é uma campanha internacional de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, ligada a grandes eventos esportivos. No Brasil, já foi lançada em diversos estados, principalmente nas 12 cidades sede da Copa do Mundo de Futebol 2014, a coordenação da campanha está a cargo do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), através do programa de apoio a vítimas de violência sexual infanto-juvenil ViraVida e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), no âmbito do projeto Prevenção da Exploração Sexual e Sensibilização dos Turistas nos Grandes Eventos, cofinanciado pela União Europeia.
“Esse momento é importante porque coincide com a proximidade do dia 18 de Maio, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e, através do projeto Viravida, já desenvolvemos uma extensa programação voltada para o tema”, destaca a coordenadora estratégica do ViraVida em Alagoas, Silvia Andrea de Morais Costa.
“Maceió não será uma das cidades sede da Copa do Mundo, mas receberemos a seleção de Gana que fará seus treinamentos na nossa capital e também muitos turistas que, aproveitando a proximidade dos locais onde serão realizados os jogos, virão conhecer as nossas belas praias. Esta campanha é muito oportuna”, ressalta a coordenação operacional e analista do projeto ViraVida em Alagoas, Fernanda Ferreira da Silva.
“Essa não é uma campanha para a Copa do Mundo. Ela está se dando na Copa do Mundo. É uma campanha para o mundo, para todos os países de Norte a Sul. É uma campanha permanente. Queremos receber todos os turistas de braços abertos porque temos muitas coisas lindas para mostrar, mas que não mexam com as nossas crianças”, ressaltou Jair Meneguelli. De acordo com ele, durante a copa do mundo da África a exploração sexual infanto-juvenil aumentou em cerca de 20%. “Estamos aqui fazendo essa campanha que vai ser vitoriosa. Todos nós vamos interagir e quem não quiser respeitar vai ter que voltar para o seu país”.
Para chamar a atenção da sociedade brasileira sobre a importância do tema, a divulgação da campanha contou com a participação de atletas com grande credibilidade, como os jogadores de futebol como Kaká e Juninho Pernambucano, além artistas de grande carisma e confiança, como Taís Araújo e do Juiz de Futebol mais conhecido do Brasil: Arnaldo Cezar Coelho.
Fazendo parte da, na próxima terça-feira, 10 de junho, a partir das 9 horas, jovens atendidos pelo projeto ViraVida realizarão uma ação no aeroporto Zumbi dos Palmares. A iniciativa acontecerá simultaneamente em todos os estados que desenvolvem o projeto Viravida. A ação local contará com o apoio e participação do Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente.
A referida campanha objetiva orientar as possíveis vítimas da exploração sexual sobre os seus direitos; elevar o nível de conscientização dos cidadãos; informar os torcedores nacionais e internacionais sobre a existência e consistência do fenômeno da exploração sexual de crianças e adolescentes e sobre as punições cabíveis. A campanha procura também incentivar a população e os torcedores a denunciarem violações.
 A ideia é atingir e sensibilizar todos os brasileiros e estrangeiros que, direta ou indiretamente, estarão mobilizados pela Copa do Mundo de Futebol 2014, através da mensagem “Não Desvie o Olhar. Proteja nossas crianças e adolescentes. Exploração sexual é crime. Disque 100 e denuncie”.

Deixe o seu comentário