11/06/2014 10h15

Campanha Não Desvie o Olhar realiza atividade em Alagoas

‘Não Desvie o Olhar’ visa a sensibilizar a população contra a exploração sexual de crianças e adolescentes ligada a grande eventos esportivos

 
Invasores invadem Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares
O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares foi invadido na última terça-feira (10). Os “invasores”, no entanto, vieram em paz e em defesa de uma causa nobre: divulgar a campanha “Não Desvie o Olhar” (Don’t Look Away, em inglês), que visa a sensibilizar a população contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, ligada a grandes eventos esportivos.
Garotos e garotas integrantes do programa ViraVida – uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi que resgata a dignidade e a autoestima de vítimas de abuso e exploração sexual – distribuíram panfletos e tabelas com os jogos da Copa do Mundo contendo mensagens contra este tipo de crime, que agora é hediondo. A iniciativa foi realizada, simultaneamente, em todos os estados que desenvolvem o ViraVida.
“A campanha é uma forma de sensibilizar a população, principalmente os turistas, para que não desviem o olhar quanto à violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, especialmente no que diz respeito à violência sexual”, disse Fernanda Ferreira, coordenadora operacional do ViraVida em Alagoas.
“É preciso que as pessoas compreendam que o Brasil, conhecido por ser o país do futebol e das mulheres bonitas, é amparado por uma legislação dura em relação ao tema”, acrescentou a gestora, que acompanhou os jovens juntamente com a pedagoga do programa, Thainy Lira.
“Eu espero, participando dessa atividade, contribuir para diminuir os altos índices desse crime absurdo e boçal, fazer com que as pessoas abram os olhos. Se esse crime é hediondo, ele merece mais atenção de todos”, afirmou a garota T.C., de 19 anos, aluna do programa que é coordenado, no Estado, pelo Departamento Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi-AL).
A ação teve a parceria da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH). Nelma Nunes, membro do Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente, revela que existe uma recomendação para, em grandes eventos, promover a conscientização de turistas sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
“Atualmente, a população tem contribuído cada vez mais com a rede de enfrentamento a este tipo de crime, e Alagoas está mostrando, com esta ação de hoje, que aderiu á campanha e que os parceiros estão juntos e firmes contra o abuso e exploração sexual”, enfatizou.

Deixe o seu comentário