23/04/2014 13h14

Escola Sesi participa da Olimpíada Alagoana de Foguetes

Cerca de 30 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental utilizaram garrafa pet, pote de sorvete, massa de modelar e fita adesiva para a construção dos foguetes

Alunos participam da construção de foguete
Estudantes da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes – localizada no bairro da Cambona – participaram, no último dia 16 de abril, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió, de uma oficina preparatória para a Olimpíada Alagoana de Foguetes (Oafog).
Na oportunidade, cerca de 30 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental utilizaram garrafa pet, pote de sorvete, massa de modelar e fita adesiva para a construção dos foguetes.
A programação do workshop foi dividida em três etapas – palestra, oficina e lançamento – e foi uma fase preparatória para os lançamentos oficiais dos foguetes durante a Olimpíada que acontecerá nos dias 1º e 2 de maio, no Ifal (Campus Maceió) e 3 e 4 de maio, no Aeroclube de Maceió.
Sete foguetes foram produzidos pelos estudantes da Escola Sesi, durante a oficina, que foram batizados com nomes bem criativos: Comandante Hamilton VLS 09 (9º ano), Comando 07 e Cyclone 330 (8º ano), Relâmpago e Voador (7º ano), Teco-Teco 1 e Teco-Teco 2 (6º ano). “Todos os nossos foguetes foram aprovados. Os meninos estavam bastante atentos e focados nas explicações dadas na oficina. Eles estão empolgados, motivados e felizes por estarem inscritos na Olimpíada Alagoana”, destacou o professor de Matemática Urandy Carlos Marinho.
“Os estudantes que participaram do workshop ampliaram seu conhecimento nas diversas áreas científicas, várias disciplinas estão correlacionadas à construção de foguetes. A Matemática, Física, Química e História são pré-requisitos básicos para o desenvolvimento desta área. É um momento rico e significativo para a escola, principalmente pela bela parceria com o Ifal”, ressalta o diretor da Escola Sesi, Dilson Costa.
A Olimpíada Alagoana de Foguetes é uma promoção do Ifal (coordenada pelo professor doutor Carlos Argolo, com apoio da Ufal, da Secretaria de Educação e do Município) e visa à divulgação do atual programa espacial brasileiro, bem como desenvolver nos estudantes de ensino fundamental e médio o gosto pela ciência dos foguetes.
Como exige a lei, só são utilizados foguetes de garrafa pet, sem nenhuma parte metálica, bem como os combustíveis são absolutamente inertes e seguros como água pressurizada, utilizada para os alunos do ensino fundamental. A Oafog envolve os alunos do ensino fundamental, médio e superior.
Em 2012, foi realizada a primeira Oafog, que resultou no envio de duas equipes campeãs alagoanas para a Olimpíada Brasileira (Obfog), que obtiveram ótimos resultados em seus lançamentos.
Ao final da Oafog, todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores das escolas, além das devidas premiações correspondentes.
Além do diretor-geral da Escola e do professor de Matemática, os estudantes foram acompanhados pelo diretor adjunto, Jeam Clemente, e pelos professores de Ciências Walber Aleluia, Wilma Lidiane e Pedro Cerqueira.
TAGS:

Deixe o seu comentário