19/12/2013 16h12

Sesi leva conhecimento e inclusão digital ao Pilar

Centros multimídia são estruturados de forma a estimular práticas de leitura e pesquisa, preenchendo lacunas no acesso ao conhecimento

Presidente da Fiea José Carlos Lyra entrega mais um posto da indústria do conhecimento no município do Pilar
O Serviço Social da Indústria (Sesi) inaugurou, na manhã desta quarta-feira, dia 18, a Indústria do Conhecimento Escritor José Benjamin, localizada no município do Pilar. As unidades são centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, onde os usuários têm a oportunidade de acesso à informação e apropriação do conhecimento.
Os centros multimídia são estruturados de forma a estimular práticas de leitura e pesquisa, preenchendo lacunas no acesso ao conhecimento. “Na minha geração, era exigido apenas saber ler e escrever. Hoje em dia, quem não tem conhecimentos em informática encontra dificuldades de se inserir no mercado de trabalho”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e diretor regional do Sesi, industrial José Carlos Lyra de Andrade.
O suplente de senador Euclides Mello ressaltou que o projeto é de grande valia para a juventude, pois proporciona aos estudantes de comunidades carentes um espaço para fazer pesquisas e trabalhos escolares. “Assim como foi o curso de datilografia um dia, saber informática, hoje, é importante para se conseguir um emprego”, acrescentou.
Pilarense, o ex-desembargador, escritor e jornalista Antônio Sapucaia destacou que a iniciativa do Sesi chega ao município num momento “oportuno”, em que se discute o combate ao mal das drogas. “A biblioteca é um motivo que a juventude terá para fugir das drogas. Essa unidade é de suma importância para a formação da cultura dos jovens e dos adultos também”, frisou.
O prefeito do Pilar, Carlos Alberto Canuto, agradeceu ao Sesi e ressaltou a importância de parcerias nas áreas de educação, cultura e de esportes para combater a violência. “Só policiamento ostensivo não resolve. Com as parcerias na áreas certas, a médio e longo prazo, teremos resultados mais concretos no combate à criminalidade”, afirmou.
Ao final da solenidade, o industrial José Carlos Lyra de Andrade foi homenageado com uma placa de agradecimento entregue pelo prefeito Carlos Alberto Canuto. A solenidade de inauguração foi prestigiada por familiares do escritor José Benjamin, autoridades locais, representantes do Sistema Fiea e a população pilarense.
TAGS:

Deixe o seu comentário