01/08/2013 14h38

Instituto Kaplan e Sesi lançam programa Quebra Tabu

Um programa de educação sexual, com foco na prevenção à gravidez precoce, às Doenças Sexualmente Transmissíveis e à

Apresentação dos alunos do Instituto Kaplan no auditório da Casa da Indústria
Um programa de educação sexual, com foco na prevenção à gravidez precoce, às Doenças Sexualmente Transmissíveis e à Aids está sendo implantado nas escolas da Rede Sesi (Serviço Social da Indústria) no Estado e em unidades de ensino nos municípios de Maceió e Viçosa, por meio de uma iniciativa do Instituto Kaplan. O programa Quebra Tabu, que tem como alvo estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, foi apresentado nesta quinta-feira, dia 1º, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa.
“A iniciativa objetiva contribuir para a minoração do problema que enfrentamos, pois além de possuir um currículo temático, está voltado para o público-alvo, com foco na relação de gênero, conhecimento sobre o corpo, prevenção de DSTs e gravidez na adolescência – temas que despertam grande interesse entre os estudantes”, destacou, durante a solenidade, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade.
A diretora do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela, explicou que será iniciada, nos próximos dias, a formação de multiplicadores do modelo educacional em saúde e educação sexual. Segundo ela, os estudantes terão acesso a jogos didáticos e participarão de 12 oficinas sobre os temas do programa.
“Quanto mais educação, mais qualidade de vida. Nos dias atuais, as mulheres precisam de uma formação para se posicionar no mercado de trabalho. Hoje, 25% dos lares brasileiros são mantidos, exclusivamente, com a renda da mulher. Casar e ter filhos muito cedo acabam dificultando o exercício desse novo papel feminino na sociedade”, acrescentou.
De acordo a secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que entre as jovens de 10 a 17 anos de idade sem filhos o índice de evasão escolar varia de 6% a 7%. No grupo da mesma faixa etária com filhos, esse número sobre para 75,7%.
Segundo ela, apesar de a temática sexualidade ser recorrente nas rodas de conversas de adolescentes, o assunto ainda é um tabu. Ela defendeu que a abordagem seja feita além dos aspectos físicos e biológicos, englobando outras áreas do conhecimento. A secretária da Semed lembrou as experiências que teve quando era professora no Hospital Universitário (HU). “A gente costumava dizer que as mães brincavam com bonecos vivos, pois muitas tinham 12, 13 anos de idade”, disse.
O problema da gravidez precoce é visível no município de Viçosa, revelou o prefeito Flaubert Filho, na Casa da Indústria. “Nas nossas escolas há mães com 11 anos de idade. Esse programa [Quebra Tabu] já deveria ter sido executado há mais tempo e ser estendido para todo o País”, frisou.
A secretária de Educação viçosense, Ana Paula Calazans Torres, enfatizou que o programa vai, realmente, quebrar tabus. Ela é favorável ao envolvimento da família e de toda a sociedade na iniciativa. “Não adianta fechar os olhos. Os temas estão presentes em nossa sociedade”, finalizou.
A solenidade de lançamento do Quebra Tabu foi aberta pelo coral formado por meninos e meninas do coral Criança Alegria, composto por estudantes da Escola Audival Amélio e crianças das comunidades circunvizinhas à Vila Emater, nas redondezas do antigo Lixão da capital.
Prestigiaram o ato diretores e conselheiros do Sistema Fiea, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Pedro Vilela, o promotor Flávio Gomes de Barros, diretores de escola e professores.
TAGS:

Deixe o seu comentário