07/08/2013 9h22

Comunidade do Prado ganha nesta quinta novo telecentro

Telecentro já possibilitou a capacitação de 20 mulheres em vendas digitais com recursos da loja Renner e pretende oferecer outras oportunidades para a população

Telecentro é um serviço para os moradores do bairro do Prado

Quem visita a ONG “O Consolador” se encanta com o trabalho desenvolvido. A educação complementar com promoção de reforço escolar, práticas de esporte e qualificação profissional para as crianças e famílias em situação desfavorável enchem de orgulho aos que ainda acreditam em um mundo mais humanitário. A ONG atua há 72 anos em Alagoas, mas foi no ano passado que recebeu do Governo de Alagoas um dos telecentros do programa Digitalagoas para acrescentar a inclusão digital ao leque de oportunidades oferecidas por ela.

Além da informática educativa para as crianças, o telecentro já possibilitou a capacitação de 20 mulheres em vendas digitais com recursos da loja Renner e pretende oferecer outras oportunidades para a população. Como ainda não houve inauguração oficial do espaço, a ONG, em conjunto com Governo de Alagoas, realiza a cerimônia de inauguração do telecentro nesta quinta-feira (8), às 9h, no prédio da entidade, localizado no Prado.

O curso de informática de venda e empreendedorismo durou de outubro de 2012 a janeiro de 2013. Além dele, o telecentro da ONG ofereceu curso de Informática básica para comunidade com 32h/aulas em três turmas de 20 alunos cada na faixa etária de 16 a 45 anos e também, durante todo o período, possibilitou a inclusão digital de 120 alunos mensalmente.

A presidenta da entidade, Ana Lúcia Gomes, diz acreditar na influência positiva da tecnologia para educação e faz questão de trabalhar com os jogos educacionais instalados na máquina como forma de estimular o aprendizado das crianças. Além do telecentro, Ana Lúcia trabalha com o projeto tablet da Ufal e conta com bolsistas para auxiliar no processo de inclusão digital.

“Tínhamos máquinas seculares que vieram do programa Fome Zero, conseguimos as máquinas do telecentro e consolidamos a necessidade de promover a inclusão digital aqui na ONG”, conta ela. “Já criamos oportunidades para mulheres, com o curso voltado para o manejo no processo de vendas. Muitas delas vendem produtos exclusivos, mas não possuem oportunidade de divulgar, e a inclusão digital é a melhor forma, pois se consegue ampliar as oportunidades de venda para o mundo”.

Sobre a Ong

 

O Consolador é uma Organização não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, fundada em 1941. O principal pilar é o amor e a construção de valores humanitários. Atualmente, atende cerca de mil crianças, distribuídas em cinco municípios alagoanos, através da execução de seus projetos sociais. Ao longo de sua história, já colaborou para o desenvolvimento de mais de 30 mil pessoas.

A casa foi criada com o intuito de proporcionar para meninos e meninas, além de suas famílias que vivem em situação econômica considerada baixa, um ambiente de amor e cidadania, atrelada ao esporte, educação e qualificação profissional. O objetivo é a ser a segunda casa dessas crianças, já que muitas delas vivem em situação de risco e vulnerabilidade social.

As crianças e adolescentes, chamadas carinhosamente de “amarelinhos”’ frequentam a casa em horários alternados ao da escola. Participam de atividades lúdicas e pedagógicas, para o melhoramento do rendimento escolar. As aulas acontecem sempre na Casa Sonho dos Amarelinhos, que fica localizada na Avenida Amazonas, 425, Prado. Durante o contraturno escolar, eles participam de reforço de português, matemática, oficina de música, leitura, informática, tudo baseado na Pedagogia Popular.

A ONG aceita doações de tempo, de roupa, de móvel usado, brinquedos e livros paradidáticos. O apadrinhamento de crianças pode ser feito pelo site “casadosmaarelinhos.org.br”.

Sobre o Digitalagoas

O Programa Digitalagoas é coordenado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) e faz parte do programa alagoano de inclusão digital, composto também pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, o Itec e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Com investimento de R$ 1,5 milhão do Fecoep (Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza), o Digitalagoas pretende implantar 47 telecentros no território alagoano, dos quais 38 já estão em funcionamento, em 26 municípios diferentes.

TAGS:

Deixe o seu comentário