06/06/2013 8h55

Estado entrega 170 novas moradias e Unidade Básica de Saúde em Branquinha

O vice-governador e coordenador do Programa da Reconstrução, José Thomaz Nonô, fará a entrega das chaves das residências

Novas casas entregues às famílias alagoanas

Em mais uma ação para assegurar que os alagoanos tenham acesso à Atenção Básica de qualidade e moradia digna, o Governo do Estado entrega nesta quinta-feira (6), a partir das 10h, mais um conjunto residencial e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Branquinha, distante 55km de Maceió. Após a inauguração da UBS, o vice-governador e coordenador do Programa da Reconstrução, José Thomaz Nonô, fará a entrega das chaves do Conjunto Raimundo Nonato, com 170 casas.

A UBS foi construída em uma área de 250 m², no Residencial Raimundo Nonato, com recursos da ordem de R$ 647.965, por meio do Programa da Reconstrução. A estrutura física é formada por consultórios médico, odontológico e de enfermagem, uma farmácia, salas de espera, esterilização, nebulização e vacina, além de um escovódromo, copa, almoxarifado, expurgo e cinco banheiros. A população passará a contar com uma unidade moderna e ampla, possibilitando a realização de atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além de ofertar serviços como nebulização e vacinas.

Com esta ação, segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o Executivo estadual conclui mais uma etapa do Programa da Reconstrução, iniciado após as enchentes de 2010, que destruíram diversas unidades de saúde na Zona da Mata. Na UBS de Branquinha estará à disposição uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, atendentes de consultório dentário e agentes comunitários de saúde.

Por meio da nova unidade, que irá atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, serão realizadas cerca de 450 consultas médicas por mês, além de 300 de enfermagem. “Nosso compromisso com a saúde da população atingida pelas enchentes de 2010 se renova com a inauguração da UBS de Branquinha. Por meio deste investimento, os usuários do SUS terão acesso à saúde de qualidade, com um ambiente adequado e humanizado”, ressaltou.

Desde o início da atual gestão, já foram inauguradas UBSs em Joaquim Gomes, Cajueiro, Atalaia, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Messias, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piranhas, Poço das Trincheiras, Tanque d’Arca, Taquarana e Rio Largo. As unidades foram construídas com recursos dos governos estadual e federal, por meio dos Programas Alagoas Tem Pressa e da Reconstrução.

Fluxo de atendimento

Segundo especificações do Ministério da Saúde, por meio da Estratégia de Saúde da Família, os pacientes atendidos na Unidade Básica de Saúde devem passar por uma triagem da equipe multidisciplinar do Programa Saúde da Família (PSF). Posteriormente, eles são encaminhados para realizar consultas eletivas e de urgência na unidade, têm acesso ao calendário de vacinação, nebulização e serviços odontológicos e podem realizar curativos e participar de atividades que tenham como foco a promoção da saúde.

TAGS:

Deixe o seu comentário