15/05/2013 14h37

Semed abre inscrições para alfabetizador, tradutor-intérprete de Libras

Inscrições estão abertas no período 15 de maio a 07 de junho

Curso de Libras

O Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja) e a Coordenação do Programa Brasil Alfabetizado, numa parceria da Semed/PMM com o MEC/FNDE, oferecem vagas para alfabetizador, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e alfabetizador coordenador de turmas.

Todas estas três oportunidades são para voluntários do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no Município de Maceió, Ciclo 2012/2013. As inscrições estão previstas para o período de 15 de maio a 07 de junho de 2013, horário comercial, no Deja, na sede da Semed.

Segundo Adelson Gomes da Silva, diretor do Deja, o FNDE/MEC pagará aos voluntários cadastrados e vinculados a turmas ativas no PBA, a título de bolsa, valores que variam entre R$400,00 a R$750,00. O diretor destaca a importância dos alfabetizadores para o sucesso do programa, uma vez que são eles quem mobilizam os alfabetizandos na formação das turmas.

Perfil dos candidatos

Entre os critérios de seleção, os candidatos devem ser preferencialmente professores da rede pública de ensino e ter e comprovar experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de jovens e adultos.

Os candidatos a uma vaga de tradutores-intérpretes de Libras precisam comprovar ter graduação em Letras/Libras Bacharelado ou certificado obtido por meio do Programa Nacional de Proficiência em Libras (Prolibras) e ter experiência com o público do Brasil Alfabetizado. Já para alfabetizador coordenador o candidato precisa ter graduação em Educação, entre outras exigências.

Brasil Alfabetizado

O Programa Brasil Alfabetizado é de fundamental importância para o combate ao analfabetismo. De acordo com Adelson, alfabetizar não é apenas ensinar a ler e escrever, é também contribuir para o resgate da autoestima, da cidadania e da inclusão social. “Precisamos despertar nas pessoas não apenas a importância de se alfabetizarem, mas a necessidade de, ao fim do Programa, buscarem uma escola e continuar seus estudos”, afirma o diretor.

O Decreto Federal nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, estabelece que alunos com deficiência auditiva tenham o direito a uma educação bilíngue nas classes regulares, sendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) sua primeira língua e a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita como segunda língua. Por isso, a Língua Brasileira de Sinais deve ser adquirida pelas crianças surdas o mais cedo possível e a escola deve contribuir para isso. Também no ensino de adultos o poder público deve manter a oferta de turmas com educadores capacitados a atender esta clientela.

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