16/05/2013 14h47

População participa de discussões sobre Conferência de Maceió

Mais de 60 representantes da sociedade civil, movimentos populares e sindicais, associações de bairros lotaram o auditório da Sempla

Conferência de Maceió reúne representantes da sociedade civil e do poder executivo municipal

Mais de 60 representantes da sociedade civil, movimentos populares e sindicais, associações de bairros e do Executivo Municipal lotaram o auditório da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla), na manhã desta quinta-feira (16).

Na ocasião, foi apresentada a formatação de painéis e grupos de discussões da 5ª Conferência das Cidades, que acontece no próximo dia 24, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

Intitulada ‘Sensibilização dos Movimentos Populares’, a palestra apresentada esboçou os temas a serem debatidos na Conferência. “São três eixos centrais: habitação, saneamento e mobilidade urbana. Apesar de serem temas do interesse coletivo, cada bairro tem especificidades urbanas distintas”, explicou Iraci Alencar, coordenadora de Gestão Social da Sempla.

Os participantes da Conferência vão discutir soluções e encaminhamentos centrados pelo tema “Reforma Urbana Já: Quem muda a cidade somos nós”, subdividido em quatro grupos de debates colaborativos entre poder público, sociedade civil e agentes envolvidos no planejamento urbanístico de Maceió.

Entre as orientações destacadas na palestra, Iraci salientou que qualquer cidadão pode participar da Conferência e que todos os representantes de bairros e associações de moradores já são delegados municipais, pois sinalizam em primeira instância as ansiedades população.

Segundo Aline Marques, assistente social da Sempla, os delegados têm direito a voto e vão poder deliberar medidas a serem expostas e levadas ao consenso dos demais representantes. Um dos delegados é Marcius Wanberto, da União da Juventude e Amigos de Fernão Velho (Ujamfev). Ele citou que o bairro é uma localidade histórica repleta de prédios antigos, cercada de verde.

Ciente da importância dessa oportunidade, Marcius esclarece que eventos desse porte suscitam expectativa de melhorias e reconhecimento dos bairros de Maceió. “Não basta pensar no presente, afinal, políticas de desenvolvimento devem ter como princípio o futuro”, argumentou.

Fique Atento

Os delegados da 5ª Conferência serão os responsáveis pela confecção de um diagnóstico da capital alagoana, que posteriormente será enviado à presidente Dilma Rousseff. Após eleita, uma comissão de delegados representará Maceió na conferência nacional, que será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro.

As inscrições para a Conferência serão realizadas, no próximo dia 24, no Centro Cultural e de Convenções Ruth Cardoso de 7h30 às 10 horas.

Deixe o seu comentário