29/04/2013 16h04

Programa Educação do Trabalhador ajuda a transformar sonhos em realidade

V2 Ambiental aposta na ‘prata de casa’ para preencher postos de trabalho que exigem maior nível de qualificação

 
Trabalhadores participam de curso de capacitação
Quando precisa de pessoas para preencher postos de trabalho que exigem um nível maior de qualificação, a V2 Ambiental (empresa que administra o aterro sanitário de Maceió) aposta na “prata da casa”. E para ter colaboradores com o nível de instrução necessário, a unidade firmou parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), por meio do Programa de Educação do Trabalhador (PET).
“A gente investe na qualificação dos colaboradores para que eles tenham a oportunidade de crescer dentro da própria empresa. Temos em nossos quadros um funcionário que vivia precariamente no antigo Lixão, em Cruz das Almas, começou trabalhando aqui como servente e hoje é operador de máquina”, revela a analista de Certificação, Emília Carvalho.
A aula inaugural do PET aconteceu na manhã da segunda-feira, dia 29, na sede da empresa localizada no Benedito Bentes, numa solenidade que foi marcada por testemunhos de trabalhadores que já tiveram suas vidas transformadas com a alfabetização e a elevação da escolaridade. No total, são 27 integrantes desta primeira turma formada pela V2 Ambiental.
Antônio Bezerra da Silva era o mais emocionado. Ele se formou numa turma do Programa de Educação do Trabalhador na Viva Ambiental e aconselhou os companheiros que começaram as aulas nesta segunda-feira a terem muita força de vontade. “É uma oportunidade que vale a pena, porque o conhecimento que você adquire leva para qualquer lugar. Outra conquista da qual me orgulho é a carteira de habilitação, que pude tirar depois que me formei”, frisou.
Essa mudança na qualidade de vida foi ressaltada pela gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Betânia Toledo. Segundo ela, uma maior escolaridade reflete, ainda, na melhora do ambiente de trabalho e até na vida pessoal do colaborador. “Com mais conhecimentos, os pais têm como acompanhar os filhos nas tarefas escolares e, ao poder ler a bula de um remédio, ajudar no tratamento de algum familiar, por exemplo. A educação também contribui, e muito, para o exercício da cidadania”, disse.
Cidadania esta que foi conquistada por Josivan Rijo, 29 anos. Ele mora em Cruz das Almas e sobrevivia da cata de lixo no antigo Lixão. Casado e pai de dois filhos, ele foi absorvido pela V2 Ambiental como servente. Hoje, atua como operador de máquinas, tem um salário fixo, carteira assinada e todos os direitos garantidos. “Essa mudança de função foi ótima para mim. Agora, o meu objetivo é crescer cada vez mais na empresa”, sonha.
A aula inaugural foi prestigiada por gestores das empresas V2 Ambiental e Estre (que integra a parceria). Além da gerente executiva de Educação, Betânia Toledo, o Sesi foi representado pela coordenadora do PET, Nezilda Pauferro; pela supervisora educacional do programa, Djenane Costa; pela representante da Assessoria de Relações com o Mercado, Acácia Souza; e pela professora Maria Viviane.
TAGS:

Deixe o seu comentário